//
Medidas de prevenção são reforçadas pela Prefeitura diante do retorno das chuvas fortes e temporais
Download Imagem Original
Foto: Acervo / Prefeitura de Municipal de Canoas
As ações preventivas diante da previsão de chuva forte e em excesso, com possibilidade de temporais e rajadas de ventos, foram debatidas no final da manhã desta terça-feira (11), no auditório Sady Schwitz, no Paço Municipal. Liderado pelo Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil de Canoas (Eclima/Defesa Civil), o encontro contou com a participação de subprefeitos e secretários que integram o Comitê de Gestão de Risco.
O Comitê migra do atual estado de atenção para situação de alerta a partir das 14h desta quarta-feira (12). A exemplo do que ocorreu na sexta-feira (7), a mobilização acontece no Centro Integrado de Comando e Controle de Canoas (CICC), na Secretaria Municipal de Segurança Pública. O planejamento inclui a mobilização de equipes de Obras, Transportes e Mobilidade, Meio Ambiente, Serviços Urbanos, Desenvolvimento Urbano e Habitação e Segurança Pública, Subprefeituras , Escritório de Participação, além de serviços de emergência em saúde.
“A Prefeitura segue mobilizada como estava na semana passada para os eventos climáticos de sexta e sábado. No evento de agora, que vai da tarde e noite desta terça até quinta, há previsão de muita chuva e ventos fortes, motivo pelo qual já estamos mobilizados. A partir de amanhã [quarta], as equipes do Gabinete de Gestão de Risco estão de plantão”, afirma o secretário-chefe do Eclima/Defesa Civil, Aristeu Ismailow.
Após um dia de tempo úmido e presença de muitas nuvens, as pancadas de chuva iniciam da tarde para a noite desta terça-feira, com risco de temporais isolados. A previsão aponta para um volume de 100 a 150 mm, do início das precipitações até a tarde de quinta-feira (13), e os ventos podem chegar até 100 km/h. Há risco de alagamentos e inundações nos próximos dias e existe grande possibilidade de cheia da bacia do Rio do Sinos.
Ações preventivas
Casas de Bombas – Estão mantidos dois geradores fixos de energia elétrica na Casa de Bombas 7 e dois na Casa de Bombas 6, ambas no bairro Mathias Velho, para manutenção do serviço em caso de queda de energia elétrica. Um gerador volante ficará no lado oeste da cidade para Casa das Bombas, que atende os bairros Fátima e Rio Branco, e outro no lado leste, caso seja necessário no bairro Niterói.
Monitoramento – A operação nas Casas de Bombas será monitorada por meio dos seus coordenadores, em conjunto com os agentes de mobilização. O trabalho será feito por equipes, em diferentes turnos, até às 18 horas de quinta-feira.
Abrigos – Os ginásios das EMEFs Paulo VI (Av. Irineu Carvalho Braga, 2781, Fátima) e Thiago Würth (Av. Rio Grande Do Sul, 4240, Mathias Velho) seguem disponíveis para receber eventuais famílias desabrigadas ou desalojadas.
Defesa Civil – Em caso de emergência relacionada a fenômenos climáticos, os canoenses podem acionar a Defesa Civil de Canoas, pelos telefones (51) 3476-3400 e (51) 99322-5764, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193. O órgão também distribui lonas para as subprefeituras, caso necessário.
Maquinário – Equipes da Secretaria Municipal de Obras estarão à disposição, no período da noite, com uma retroescavadeira, um caminhão hidrojato e um caminhão normal, nas regiões leste e oeste. No horário comercial, o maquinário das subprefeituras também será utilizado. Já a Secretaria de Serviços Urbanos coloca à disposição um caminhão garra para cada lado da cidade.
Subprefeituras – Equipes das subprefeituras intensificaram as ações de prevenção nos últimos dias, com hidrojateamento, limpeza de bocas de lobo e buscas para recolhimentos de galhos de árvores e entulhos.