Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/10/WhatsApp-Image-2021-10-25-at-17.34.01-1.jpeg

Militares da Força Aérea Brasileira são treinados no Centro Integrado de Comando e Controle

Tenente-coronel Antônio Luiz Moura Júnior da Força Aérea Brasileira (FAB) e o secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt.
Download Imagem Original

Foto: Divulgação - Segurança Pública

Na tarde desta segunda-feira (25), o Secretário de Segurança Pública de Canoas, delegado Emerson Wendt, recebeu o agradecimento do Grupo de Segurança e Defesa de Canoas, com sede na Base Aérea, e do Grupo Cruzeiro do Sul, da Força Aérea Brasileira (FAB), pelo apoio prestado aos militares no estágio realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Durante quatro semanas, dois militares em cada turno foram capacitados como operadores de vigilância eletrônica, na sede da Secretaria de Segurança Pública, totalizando 40 integrantes da FAB.

Wendt recebeu um certificado e uma medalha do tenente-coronel Antônio Luiz Moura Júnior e do major Rafael Freire Cardoso. “A troca de informações e as parcerias entre os órgãos são essenciais para estabelecermos a segurança pública e o bem-estar social. A FAB tem sido uma grande parceira da Prefeitura, tendo auxiliado, principalmente, no enfrentamento à pandemia da Covid-19”, destaca o delegado Emerson.

Centro Integrado de Comando e Controle (CICC)

O sistema de videomonitoramento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) é uma ferramenta essencial no enfrentamento ao crime em Canoas, pois auxilia tanto na atuação da Guarda Municipal, da Brigada Militar e nas ocorrências de trânsito, quanto nas investigações da Polícia Civil.

Atualmente, há 95 câmeras em funcionamento e 19 estão em manutenção. Canoas ainda possui 18 pontos do cercamento eletrônico, com mais 36 câmeras. O sistema identifica placas de veículos furtados ou roubados através da base de dados do Detran e um alerta é emitido para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que, imediatamente, aciona a Guarda Municipal ou uma guarnição da Brigada Militar. Até o final de 2021, o objetivo é incluir pontos de cercamento eletrônico de veículos dentro do município, auxiliando as forças de segurança na prevenção e investigação de delitos.