Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/03/HPSC-1.jpg

Ministério da Saúde e ONU visitam obras do Hospital de Pronto-socorro

UNOPS, órgão de apoio humanitário da ONU, fornece assistência técnica para a recuperação de infraestrutura após calamidades

Representantes do Ministério da Saúde e do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops) visitaram as obras de recuperação do Hospital de Pronto-socorro de Canoas (HPSC) na terça-feira (18), acompanhados por representantes das secretarias municipais de Projetos e Captação de Recursos e de Saúde. A visita é uma ação da parceria formada pelo ministério com as Nações Unidas para qualificar o apoio dado aos municípios gaúchos após as enchentes de maio de 2024, acelerando as ações de recuperação da rede de saúde e fortalecendo as capacidades locais de gestão de infraestrutura de saúde, e o grupo apresentou a alternativas de apoio técnico ao Município.

O Unops é uma divisão da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada em infraestrutura. Presente em mais de 80 países, o órgão ajuda a implementar projetos de desenvolvimento e apoio humanitário em situações complexas, como tragédias, calamidades e crises. Em Canoas, os esforços contemplam a assistência técnica do UNOPS com foco na recuperação da infraestrutura de saúde. A sede do HPSC no bairro Mathias Velho foi afetada pelas enchentes de 2024 e está passando por reformas para que possa voltar a funcionar. Enquanto isso, o Pronto-socorro vem atendendo à população junto ao Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). De acordo com o Unops, Canoas tem 20 obras com possibilidade de acompanhamento da ONU por meio deste projeto, entre elas a reforma de dez unidades de saúde e a construção de outras seis.

As atividades da terça-feira foram coordenadas pela secretária municipal de Projetos e Captação de Recursos, Daniela Fontoura. “Durante a visita, foi possível observar o esforço das equipes de engenharia e arquitetura da Secretaria de Projetos e Captação de Recursos na execução das obras de reforma do local, além de conhecer de perto a situação devastadora resultante da maior enchente que o Município de Canoas vivenciou”, afirmou a secretária.

[addtoany]