Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/11/RED-23-11-2023-MINIZOO-PARA-SOLTURA-OURICA-17.jpg

Minizoo de Canoas realiza soltura de ouriça

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

Nesta quinta-feira (23), o Zoológico Municipal de Canoas (MiniZoo) realizou a soltura de uma ouriço-cacheiro (Sphiggurus villosus) fêmea adulta. O animal foi resgatado pela equipe do MiniZoo no bairro Harmonia, após ter sido apedrejado por adultos e crianças.

Após avaliação médico-veterinária e exame de raio-X, foram identificadas fraturas na mandíbula. Ela passou por um processo de reabilitação, recebendo alimentação forçada e tratamento intensivo. Agora, encontra-se saudável, alimentando-se sozinha e pronta para ser solta, sendo reintroduzida em seu habitat.

“Infelizmente, devido a essa situação, ela abortou um filhote. O que é muito triste. Então, se você encontrar um animal silvestre, respeite. Deixe que eles sigam o ciclo natural da vida deles. Hoje em dia, alguns animais estão mais acostumados a conviver em meio urbano, então a gente vai ter que se adaptar com eles, como gambás, serpentes, ouriços e aves em geral. Então, se você encontrar um animal assim e ele estiver bem, não estiver machucado, deixe ele seguir e, se estiver machucado, faça contato conosco no Zoo de Canoas”, explicou a veterinária Isadora Favreto.

Contrariando o que muitas pessoas acreditam, nenhuma espécie de ouriço tem a capacidade de lançar espinhos para se defender. Quando se sente ameaçado, ele apenas eriça seus espinhos e curva o corpo para proteger a cabeça e os membros. Esses espinhos podem se soltar facilmente e, caso um predador tente pegar o ouriço, acabará com patas ou boca espetadas, causando dor para ambos, já que seus pelos podem ser arrancados.

Portanto, os ouriços não representam perigo algum para os seres humanos. Se você avistar um em sua residência, é importante prender os cães e permitir que ele saia naturalmente. É fundamental lembrar que praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, é crime, sujeito à detenção de três meses a um ano, além de multa, de acordo com o artigo 32 da Lei 9.605/98. Caso presencie algum crime ambiental, denúncias podem ser feitas através da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC): 0800 510 1234.

O Zoológico realiza resgates de animais em situação de risco. Se você precisar solicitar, entre em contato através do telefone (51) 997871078 e descreva a situação.

Texto: Marina Staudt
Edição: Carina Jung

[addtoany]