Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/09/20220901_165255.jpg

MiniZoo resgata filhotes de marrecas retiradas da mãe

Download Imagem Original

Foto: Alan Cardoso

Na última quarta-feira (1), a equipe do Zoológico Municipal de Canoas (MiniZoo) foi acionada para fazer o resgate de três filhotes de marrecas-pé-vermelho (Amazonetta brasiliensis). O chamado foi feito por uma munícipe, que disse ter capturado os animais por achar que a mãe estava machucada. No mesmo dia, a equipe voltou ao local para o resgate de outros cinco filhotes da espécie, provavelmente pertencentes à mesma ninhada.

Inicialmente, os moradores foram orientados por telefone para que observassem se os pais estavam por perto, para que pudesse ser feita uma reaproximação. Porém, a marreca adulta não foi mais avistada e a equipe do Zoo recolheu os bichinhos. Durante o transporte, um dos filhotes morreu, já que para estes animais o estresse causado pela captura costuma ser fatal.

A bióloga e educadora ambiental do MiniZoo, Renata Gautier, explica a situação ocorrida com as marrecas. “No caso destas aves, alertamos que, como os filhotes ainda não voam, as mães costumam ficar pelo chão acompanhando a ninhada. No caso de estarem em via pública, é possível auxiliar na segurança alertando veículos quanto a travessia dos animais, mas sem tentar pegá-los”, ressaltou.

A orientação da equipe técnica dos profissionais é que as pessoas observem por um tempo maior toda e qualquer situação envolvendo bichos silvestres. Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com o MiniZoo, para que sejam seguidas as devidas orientações, sem risco de rapto. “Aqui no Zoo procuramos dar as melhores condições de vida para esses animais, mas nada se compara aos cuidados realizados pelos pais desses filhotes, que são essenciais para um bom desenvolvimento. Mesmo com todo o esforço da equipe, as chances de sobrevivência diminuem consideravelmente e não é garantido que a reinserção na natureza seja possível”, explica Renata.

Importância da educação ambiental
Ainda segundo o bióloga, o projeto “Deixe o Passarinho no Ninho” já atendeu mais de 600 alunos da rede municipal, formando os “Protetores dos Filhotes” e tornando os participantes multiplicadores dessas informações. “Com a proximidade da primavera casos como este acabam sendo recorrentes. Por isso, os projetos de educação ambiental desenvolvidos pelo MiniZoo se mostram tão importantes, para que possamos levar mais informações às pessoas, diminuindo casos como esses”, disse.

Maus-tratos aos animais silvestres é crime
A Prefeitura de Canoas reforça que os animais silvestres são protegidos por lei e maltratá-los é crime. Segundo a Lei de Crimes Ambientais 9.605/98, artigo 28: matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo, podem resultar em detenção e multa como pena.

Caso tenha algum contato com animais silvestres, contate o Zoológico Municipal de Canoas, através do número/WhatsApp (51) 9.9787-1078, que uma equipe técnica irá passar as informações de como proceder. Para denúncias de maus tratos de animais silvestres ligue para Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA): 51-3236-1800.

Sobre a espécie
A Marreca-pé-vermelho, também conhecida como Ananaí, vive em banhados de onde retira seus alimentos e cria seus filhotes (pais e mães revezam os cuidados). As espécies passam grande parte do tempo dentro d’água e nas margens procurando alimentos, costumando voar apenas quando estão em perigo.

Escritório de Comunicação PMC