A semana começou com os jogos da modalidade de vôlei da Competição Escolar Canoense (Ceca) 2023, que mobilizam os estudantes das escolas de Canoas. As disputas, iniciadas nesta segunda-feira (13), com os jogos femininos da categoria juvenil, seguem na terça-feira (14), com o masculino juvenil.
De acordo com o diretor de Esporte Educacional da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Sedenir Krause, o Ceca tem o objetivo de promover a integração entre as escolas, sejam elas municipais, estaduais ou particulares. “O esporte também faz parte da educação, pois traz disciplina e contribui para a evolução dos estudantes. Hoje as meninas deram um show de disciplina e educação dentro e fora da quadra”, salientou.
“Já participei duas vezes do Ceca, e é uma competição muito legal, pois muitas vezes não temos a oportunidade de ter esse tipo de disputa dentro da escola. Aqui acabamos usufruindo mais do esporte e interagindo com os times das outras escolas”, afirmou Ana Carolina Bitello, 16 anos, aluna do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Rondon.
Essa edição do Ceca contou com a parceria da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e teve a participação das escolas estaduais São Francisco de Assis, Marechal Rondon, Margot Terezinha Noal Giacomazzi, Guilherme de Almeida e Visconde do Rio Branco. Da rede particular, participaram os colégios Maria Auxiliadora, La Salle, Cristo Redentor e São João.
A categoria vôlei feminino juvenil teve a seguinte classificação:
1° Colégio Auxiliadora
2° Colégio La Salle
3° Escola Estadual de Ensino Médio Marechal Rondon
Sobre o Ceca
O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), por meio da Diretoria de Esporte Educacional. As disputas, que se encerram em novembro, mobilizam estudantes das redes municipal, estadual e particular.
A Competição Escolar Canoense busca oportunizar a atividade competitiva em âmbito escolar e a revelação de talentos com potencial esportivo, além de proporcionar situações para educação e integração entre alunos através do esporte. O evento conta com as modalidades de judô, atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, xadrez, voleibol, skate e hóquei. A novidade deste ano foi a inclusão das categorias de ginástica rítmica e artística.
Texto: Daniele Brito
Edição: Carina Jung