//
Mostra de Arte mobiliza comunidade da EMEF João Palma da Silva
Buscando incentivar a produção cultural dos jovens estudantes, a EMEF João Palma da Silva realizou a I Mostra de Arte do Ciclo de Alfabetização. A proposta surgiu do interesse das cerca de 45 crianças, das turmas de 1° e 2° ano, pelo resgate da infância brincante. Os trabalhos ficaram expostos para a comunidade escolar entre segunda (4) e quinta-feira (7).
A responsável pela mostra foi a professora Adriana Baez, das turmas de 1º e 2º ano. “Acredito que a arte tem esse papel transformador na educação, e a escola deve proporcionar meios para que todos aprendam e se expressem nas diversas formas de linguagem, ampliando as formas de acesso e a construção cultural. Ao produzir arte, os alunos conseguem se colocar como autores no processo de aprendizagem”, relatou.
A realização surgiu do projeto “Brincadeiras e Leituras de Sandra Guinle”, que incentivou as crianças a pesquisarem sobre as obras da artista plástica. Sandra Guinle é reconhecida internacionalmente por trabalhos que remetem às brincadeiras de infância, pé no chão, banho de chuva, soltar pipa, balanço, contar estrelas e outras, que colocam em evidência as memórias de infância.
As crianças utilizaram os tablets em sala de aula para pesquisar sobre a artista e visitaram a exposição on-line de suas obras, bem como tiveram acesso a fotos impressas das obras para que pudessem se inspirar. As atividades envolveram pesquisa e produção das leituras das obras, além da vivência do cotidiano escolar de brincadeiras. A gestão escolar apoiou o projeto, fornecendo materiais como tintas, pincéis e folhas diversas.
Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung