//
Mulheres participam de oficina sobre técnicas de massagem e autocuidado
Download Imagem Original
Foto: Bruna Ourique/PMC
Com o objetivo de proporcionar um recomeço para mulheres que vivenciaram alguma situação de violência doméstica, o Centro de Convivência das Mulheres – Casa Lilás “Débora Machado” – realizou oficina sobre técnicas de massagem e autocuidado na última quinta-feira (18). A ação foi organizada pela Coordenadoria das Mulheres e faz parte das atividades referenciadas na rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
De acordo com a secretária especial da Coordenadoria das Mulheres, Rahamina Fiorotti, a Casa Lilás é um espaço para qualificação profissional das vítimas. “Nosso foco é proporcionar autoestima e autonomia para que as mulheres possam recomeçar suas vidas, seja através da capacitação ou do autocuidado, que também é uma forma de fortalecer a sua identidade e buscar novas oportunidades. Estamos trazendo profissionais para que possam realizar essas oficinas e capacitar as mulheres referenciadas na nossa rede”, destaca.
A oficina foi realizada pela esteticista Raquel Silveira, que destacou a importância das mulheres se emanciparem e buscarem o conhecimento, além do autocuidado. “Eu adoro ter esse contato com as pessoas. É muito gratificante poder ter essa troca e mostrar que elas podem e devem se levantar, e que é possível criar um presente e futuro muito melhor”, afirma.
Casa Lilás
O espaço funciona como instrumento de capacitação e emancipação para mulheres e integra os equipamentos municipais de enfrentamento à violência. Localizado na avenida Boqueirão, 2170, no bairro Igara, é gerido pela Prefeitura de Canoas, por meio da Coordenadoria das Mulheres.
Texto: Daniele Brito
Edição: Eduardo Rodrigues