Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/10/WhatsApp-Image-2022-10-03-at-11.08.35.jpeg

Município recebe prestação de contas da Intervenção do Estado no HPSC

Download Imagem Original

Foto: Tiago Coutinho/MPRS

O prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques, e o secretário Municipal da Saúde, Aristeu Ismailow receberam, na manhã desta segunda-feira (3), o relatório de prestação de contas do período de intervenção do Estado, no Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti (HPSC). A entrega, realizada pelas interventoras Eleonora Walcher e Suelen Arduin, aconteceu na sede do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Estavam presentes o procurador-geral de Justiça, Marcelo Lemos Dornelles, a secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, além de representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado (Cremers), Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems), do Ministério Público Federal (MPF) e do Instituto Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS), que assumiu de maneira emergencial o hospital.
Na ocasião as interventoras realizaram uma apresentação de prestação de contas, expondo como encontraram o hospital e como o entregaram. O prefeito em exercício agradeceu a sensibilidade do Ministério Público e da Secretaria Estadual da Saúde, que se voltaram para a saúde de Canoas, em um momento muito delicado. Destacou o trabalho da Secretaria Municipal da Saúde neste período, no intuito de que a transição tivesse o menor impacto possível, tanto para colaboradores, quanto para os usuários.
O secretário municipal da Saúde, Aristeu Ismailow destacou o trabalho em conjunto, que possibilitou a recolocação do HPSC no caminho certo e, principalmente, a entrega das contas zeradas, ou seja, sem dívidas, algo que não aconteceu nas trocas de gestores anteriores. “Entregar as contas zeradas é uma obrigação, mas que vemos como um grande mérito da nossa gestão.”
Aristeu observou ainda que o Município cumpriu com tudo o que foi estipulado com as partes. “O MP nos deu a possibilidade e respaldo para trabalharmos de maneira efetiva e buscar soluções definitivas para o hospital. E a Secretaria Estadual da Saúde todo aporte técnico, resultando na transição tranquila, sem problemas, nem interrupção nos serviços. Somente 48 horas depois da troca de gestão eu e o prefeito Nedy fomos no HPSC, pois entendemos que as primeiras horas deveriam ser dedicadas somente para parte técnica e as pessoas que fazem o hospital funcionar.”

Escritório de Comunicação - PMC