Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/WhatsApp-Image-2024-03-08-at-11.00.03.jpeg

Município tem cinco projetos contemplados pelo Novo PAC Seleções

Perspectiva do projeto padrão para espaço esportivo comunitário
Download Imagem Original

Foto: Governo Federal

Canoas foi habilitada com cinco propostas no Novo PAC Seleções, programa do Governo Federal. Beneficiado em quatro eixos, com o valor a receber, o Município construirá uma Escola de Educação Infantil (EMEI), um Espaço Esportivo Comunitário, um Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Cultura e duas Unidades de Saúde (US). Foram encaminhados diferentes projetos. No entanto, só foi informado o número de unidades selecionada. As propostas escolhidas serão divulgadas pelo PAC nas próximas semanas. Como há obras com custos distintos, o cálculo é que o município receberá, no mínimo, R$16,1 milhões.

A única construção confirmada é da CEU Mathias (da Cultura), porque foi a única inscrita pelo Executivo Municipal. O secretário Maurício da Rocha, chefe do Escritório de Projetos (EPRO), explica que “a Prefeitura cadastrou R$ 1,8 bilhões em projetos e agora fomos habilitados em cinco equipamentos em quatro eixos”. O município concorre em outros dois pilares: Mobilidade e Regulação Fundiária. São três projetos cadastrados junto ao Ministério das Cidades, que ainda não foram anunciados.

Depois do anúncio das propostas selecionadas, a prefeitura deve afinar questões técnicas para alinhar os padrões dos projetos do PAC com as situações locais e assim iniciar o processo licitatório. A perspectiva, conforme o secretário, é que as obras possam começar no segundo semestre deste ano. “Estamos muito felizes por essa habilitação. O objetivo do EPRO sempre é captar recursos e executar equipamentos públicos para beneficiar a comunidade e dar acesso à população a aparelhos de qualidade”, afirmou Maurício da Rocha. Ele também destacou que esses recursos vêm a fundo perdido, ou seja, não possuem contrapartida da Prefeitura.

Texto: Nathália Ely
Edição: Sibeli Fagundes

[addtoany]