Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/04/RED-05-04-25-MUTIRAO-DE-NEUROLOGIA-INFANTIL-VINICIUS-MEDEIROS-2.jpg

Mutirão da Saúde proporciona consultas com endocrinologista e neurologista adulto e infantil

Mutirão deste sábado contemplou atendimentos de neuropediatria
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Medeiros / PMC

Um importante passo foi dado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas no enfrentamento às filas de espera de pacientes em busca de atendimentos especializados no município. Dentro do mês que marca a Conscientização Mundial do Autismo, um mutirão ao longo deste sábado (5) amenizou a aflição de dezenas de canoenses que necessitavam da atenção de um médico neurologista, tanto infantil quanto adulto, ou então atendimento com um endocrinologista. As consultas, já pré-agendadas por meio do sistema público de saúde, aconteceram ao longo do dia nas dependências da Clínica Eternità, no Centro.

O chamamento para consulta até pegou de surpresa a moradora do bairro Harmonia, Taís de Ramos, que acompanhou o filho Pedro. “Eu confesso que fiquei um pouco desconfiada, se realmente era uma notificação da Prefeitura que ele teria consulta no sábado. E para mim foi muito melhor, porque assim eu não precisei faltar serviço. O Pedro está em tratamento tem mais de dois anos e hoje está precisando de um ajuste na medicação”, explica a mãe.

O médico especialista em neurologia clínica, Paulo Rebelo, estima que a fila de espera para atendimento em neuropediatria infantil pode chegar a 8 mil pacientes. “A grande maioria dos casos estão relacionados ao transtorno do neurodesenvolvimento, o TDAH; o transtorno de atenção em criatividade, e o transtorno espectro autista, onde a demanda em nossa cidade é muito grande. Muitas famílias perderam exames e consultas após a pandemia e a enchente”, destaca. O profissional especialista estreia na próxima semana no remodelado Centro de Referência do Espectro Autista (Certea) de Canoas.

Uma das sócias da Clínica Eternità, Tatiane dos Santos Guilardi, afirma que mutirões com essas especialidades seguirão ao longo do mês. “Nós estaremos atendendo em todos os sábados de abril que é o mês do Autismo. Hoje temos consultas com um médico neuropediatra, um neurologista adulto e um endocrinologista”, disse.

Um dos fatores para a atual quantidade expressiva de pacientes à espera de atendimentos especializados é a fila represada de gestões anteriores, e que foi encontrada pela SMS no começo de 2025.

[addtoany]