//
Mutirão de limpeza da prefeitura já atendeu à maioria das escolas afetadas pelo temporal
Download Imagem Original
Foto: Thiago Guimarães/PMC
Nesta terça-feira (06), a movimentação foi grande na EMEF Guajuviras. Os pátios não estavam tomados pelos alunos, que voltarão às aulas em 19 de fevereiro, mas sim por cerca de 35 integrantes de equipes de diferentes órgãos da Prefeitura de Canoas. Representantes das secretarias de Educação, Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e empresas terceirizadas realizaram uma força-tarefa para reparar os danos causados pelo temporal em janeiro. Poda de árvores, remoção de galhos pendurados e colocação de telhas foram os serviços executados. A instituição é uma das 57 afetadas pelo fenômeno e que recebem o mutirão de limpeza e recuperação dos prédios organizado pelo executivo municipal. Até o final desta tarde, o trabalho em conjunto havia atendido 31 instituições da rede municipal.
A mobilização deixa o diretor da instituição, Alex Totti Soares, confiante para o começo do ano letivo. “Estamos conseguindo colocar a escola em dia, deixar a estrutura pronta para receber os mais de mil alunos no dia 19. São algumas ações importantes que empresas especializadas conseguem fazer”, avalia, ao destacar a importância do mutirão. Pensamento positivo também tinha Juliana Miguelina Ortiz Malcorra, 40, que realizava a transferência da filha Isadora, de 12 anos, de um colégio de Sapucaia de Sul, devido à mudança da família para o bairro, há seis meses. “É uma ação conjunta, em que todos não estão medindo esforços para agilizar e deixar a escola pronta para as crianças retornarem”, acredita.
Das 83 escolas da rede, 26 não foram afetadas pelo temporal e 24 já tiveram alguma situação resolvida, faltando terminar outros serviços. Na EMEI Gilda Schiavon, no bairro Rio Branco, por exemplo, foi concluída a parte de poda, retirada e transferência de material das quatro salas modulares que serão reformadas. A força-tarefa seguirá até 19 de fevereiro. Ao longo do ano, ainda deverão ser feitos reparos como pintura ou melhoria em salas de aula.
Texto: Nathália Ely
Edição: Sibeli Fagundes