//
Mutirão de Limpeza encontra montanha de descarte irregular no bairro Mathias Velho
Uma das equipes do Mutirão de Limpeza se deparou com um grande foco de descarte irregular na rua Romeiros esquina com São Lourenço, no bairro Mathias Velho. A montanha é quase da mesma altura de uma das casas da via. Segundo Juari da Rosa, morador da região há 40 anos, o grande problema é que os vizinhos das proximidades também deixam lixo no local, o que provoca o aumento do volume de cargas largadas irregularmente por ali.
A diretora da subprefeitura Nordeste, Cássia Alves, ressalta que esse é um ponto crônico e que os responsáveis já foram inclusive responsabilizados por descarte irregular. Somente neste local, foram retiradas hoje sete caçambas de caminhão ou o equivalente a 47 toneladas.
Quem for flagrado largando resíduos em local impróprio está sujeito a multas progressivas, a partir de R$ 746 reais, além de ser obrigado remover e destinar o lixo adequado. A punição está prevista na Lei municipal 4.980 de 2005. Denúncias podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão, no telefone 0800-510 1234, ou da Guarda Municipal, pelo 153.
Descarte lixo corretamente
O secretário especial do Gabinete do Prefeito, Márcio Bittencourt, lembra que algumas pessoas insistem em descartar o lixo de forma irregular, gerando uma série de problemas para a sociedade, como o mau cheiro, surgimento de doenças, pragas urbanas e bueiros entupidos que, em alguns casos, geram alagamentos. “Em Canoas, temos cinco Ecopontos que são os locais de descarte apropriados na cidade”, lembrou.
Confira abaixo os endereços:
Ecoponto Nazário: Estrada Passo do Nazário – Acesso ao aterro sanitário – bairro Guajuviras
Ecoponto Esperança: Avenida Esperança, 1346 – bairro Igara
Ecoponto Espumoso: Rua Espumoso, 315 – bairro Mathias Velho
Ecoponto Rio Branco: Rua Hermes da Fonseca, 1770 – bairro Rio Branco
Ecoponto Niterói: Rua Paulo Fonteles 1560 – bairro Niterói.
Texto: Júlio Fontes
Edição: Sibeli Fagundes