Esse mês, a Secretaria Municipal de Cidadania vai realizar mutirões do Cadastro Único (CadÚnico) sempre às quartas-feiras em diferentes bairros. Nesta quarta-feira (9), o serviço atendeu a população no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Niterói. “Trabalhava em um restaurante, mas já vai fazer 5 meses que estou desempregada. Por isso, vim fazer o Cadastro Único. Antes eu não precisava de ajuda”, comenta Belkis Cadet, 34 anos, que há sete anos veio do Haiti para morar em Canoas. Assim como ela, outras 40 pessoas fizeram o cadastro e 17 aproveitaram para atualizar seus dados.
Na próxima semana, dia 16, das 9h às 16h, a ação acontece no Cras Guajuviras (Quadra R, Casa 20, Setor 5, Bairro Guajuviras). Podem se inscrever no CadÚnico famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total. O cadastro identifica pessoas em vulnerabilidade social e garante que sejam beneficiadas por programas sociais nas esferas municipal, estadual e federal.
Quem não atualizar seus dados, pode ter seu benefício bloqueado. Cerca de 38 mil famílias canoenses estão cadastradas no CadÚnico, sendo 29.257 mil com renda per capta de até meio salário mínimo. No entanto, mais de cinco mil estão com o cadastro desatualizado.
Próximos mutirões
16/03
CRAS Guajuviras – Quadra R, Casa 20, Setor 5, Bairro Guajuviras
23/03
CRAS Rio Branco, Rua Montenegro, 1057, Bairro Rio Branco
30/03
CRAS Mathias Velho, Rua São Gabriel, 441, Bairro Mathias Velho
Documentos para o registro
Para fazer a inscrição ou atualização, os canoenses devem apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, se tiver, carteira de trabalho, se tiver, e um documento das demais pessoas que residem na mesma casa.
Quando devo atualizar o meu cadastro?
A partir do momento em que a família estiver cadastrada, sempre que houver alguma mudança em sua situação, é necessário atualizar as informações. Entre as alterações que devem ser comunicadas estão: nascimento ou morte de alguém na família; saída de um integrante para outra casa; mudança de endereço; entrada das crianças na escola ou transferência de escola; aumento ou diminuição da renda. Mesmo sem mudança na família, o cadastro deve ser atualizado a cada dois anos, obrigatoriamente.
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