Noreci Pacheco da Silva, 61 anos, trabalhava como diarista, mas, em função de um tratamento para coluna, não está conseguindo exercer as suas funções. Ela decidiu atualizar os dados no CadÚnico para não perder os benefícios que recebe. “Eu não consigo mais fazer as minhas faxinas por causa da fisioterapia. E o salário do meu marido é curto. Então, eu fui ao mercado, vi a estrutura da prefeitura e já aproveitei. O atendimento é muito bom. Eu creio que a prefeitura está ajudando muito as pessoas necessitadas e que moram distantes”, elogiou.
Assim como Noreci, os mutirões para cadastro e atualização do CadÚnico estão atendendo inúmeras pessoas até sexta-feira (24), das 9h às 16h, em diversos locais de Canoas. Nesta quarta-feira (22), o atendimento acontece na Rua Roberto Francisco Behrens, 40, no bairro Mato Grande. As datas e os locais dos mutirões podem ser conferidos abaixo.
Quem também resolveu realizar o recadastro nesta quarta-feira (22) foi a Flávia da Silva, 49 anos. Ela possui cinco animais e pretende usufruir dos serviços disponibilizados pela Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais. Ficou sabendo do mutirão através do grupo do bairro no Whatsapp. “Eu queria ter renovado antes, mas, infelizmente não deu por causa da pandemia. Agora que surgiu a oportunidade, nem pensei duas vezes. Eu tenho uma cachorrinha que está com câncer e eu quero atendimento para ela e para os meus outros animais”, disse.
Para o secretário municipal de Cidadania, Paulo Bogado, a ideia dos mutirões é ir até as pessoas em vulnerabilidade social para que elas atualizem os dados e tenham acesso aos benefícios sociais. “A gente entende que muitas pessoas que estão em vulnerabilidade social não sabem dos seus direitos e têm dificuldades de ir até os CRAS. Neste momento de pandemia, esses benefícios são ainda mais importantes”, enfatizou.
Canoas possui 32 mil famílias cadastradas no CadÚnico, sendo 25 mil famílias com renda per capta de até meio salário mínimo. Porém, mais de cinco mil estão com o cadastro desatualizado.
CADÚNICO
O cadastro é importante para identificar os canoenses em vulnerabilidade social e garantir que sejam beneficiados por programas sociais nas três esferas de governo – municipal, estadual e federal. Caso o cidadão não atualize seus dados, pode ter seu benefício bloqueado.
Para fazer o registro ou a atualização, os canoenses devem apresentar documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência, comprovante de renda, se tiver, e carteira de trabalho, se tiver.
Podem se inscrever famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total.
Entre as ações da Prefeitura de Canoas que exigem o CadÚnico, estão o Restaurante Popular, o Cesta Básica Canoense, o Auxílio de Transferências de Renda, Castração de Animais, entre outras.
Os dados do CadÚnico também são utilizados na concessão de benefícios como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.
Confira as datas e os locais dos mutirões:
Horário: 9h às 16h
23/09 – quinta-feira: Rua Itamar de Matos Maia, esquina com a Rua Sergipe, bairro Niterói
24/09 – sexta-feira – Rua Dorival Pacheco, próximo ao número 320, em frente ao Supermercado Concórdia, bairro Guajuviras