Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/sharon-mccutcheon-uUkjeWxSh7c-unsplash.jpg

Diversidade e Saúde se unem para ampliar o atendimento aos transsexuais

No dia 29 de janeiro, celebramos o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data tem como objetivo promover reflexões sobre a cidadania das pessoas transexuais, travestis e não-binárias.

Atualmente, para atender a esse público na rede de saúde, Canoas conta com o Ambulatório T, que é um Centro Especializado na Saúde LGBTQI+. A unidade conta com uma equipe multiprofissional composta por médico, psicólogo, psiquiatra, enfermeiro e assistente social, que são responsáveis pelo acompanhamento pré e pós operatório e hormonoterapia.

Assim, a Coordenadoria das Diversidades de Canoas em parceria com o Ambulatório T estudam atualmente uma nova gestão do fluxo de atendimento, a fim de facilitar o acesso a estes serviços e qualificar ainda mais o atendimento à comunidade LGBTQI+. “A ampliação do serviço, além de fortalecer o acolhimento e acesso à atenção básica, é importante para qualificar ainda mais o atendimento. Precisamos unir esforços para atendimento qualificado em todas as áreas. Queremos crescer sempre, atendendo às demandas”, destacou a psicóloga do ambulatório T, Jaqueline da Silveira Batista.

O ambulatório T é referência na região, atendendo atualmente 116 pessoas.

O Ambulatório LGBT está localizado na Rua Brasil, 438 – junto ao Centro de Especialidades Médicas.

Escritório de Comunicação - PMC