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Novas experiências na rede municipal de Educação com o suporte de tecnologias

Algumas escolas da rede municipal de ensino de Canoas já estão implementando novas experiências com suporte da tecnologia. É o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Edgar Fontoura, onde a professora de Ciências, Evelise Ferreira Pereira, reuniu várias turmas para assistirem à palestra do professor Antônio Márcio Rennó Matos, da cidade de Itajubá, em Minas Gerais. Durante dois anos, Antônio Márcio realizou treinamento na NASA (Space Camp) e na SEEC (Space Exploration Educators Conference), em Houston.

A experiência do professor se transformou na palestra “A Teacher in Space”, na qual ele conta toda a vivência da capacitação e mostra aos alunos que eles também podem sonhar grande (conceito de Dream Big). Lá em Itajubá, onde mora Antônio Márcio, a palestra se tornou um projeto, o ConheCiência, que incentiva os alunos a levarem a ciência, na prática, para as escolas da periferia da cidade.

Em Canoas, na escola Prefeito Edgar Fontoura, o ponto alto da experiência foi a possibilidade dos estudantes se comunicarem com uma pessoa de realidade distante, que passou por uma experiência diferente, mas possível.

De acordo com a professora Evelise, que fez parte do primeiro grupo de multiplicadores Google qualificados, cada vez mais os docentes buscam introduzir as ferramentas digitais na sala de aula. “Foi uma experiência fantástica, que os alunos levarão como impulso em suas vidas. Para a escola em geral, a atividade deixou sua marca de abertura a todas as possibilidades que, hoje, estão inseridas no ensino, para além da sala de aula tradicional”, disse a professora, que já está estabelecendo novos contatos em outros estados e até países para a organização de atividades colaborativas.

Na coordenação da Unidade Educação 4.0, da Secretaria Municipal da Educação, Silvia Letícia de Senna destaca a realização da equipe com iniciativas como a da professora Evelise. “Estamos neste projeto desde a sua implantação. Planejamos e sonhamos juntos para que a tecnologia chegasse às escolas. Há um longo trabalho em equipe até colocar um chromebook na mão de uma criança”, disse Silvia, citando os colegas da Educação 4.0, Renato Avellar de Albuquerque e Adriano Reinaldo Follmann.

A Unidade Educação 4.0 integra a Diretoria de Gestão, Inovação e Formação, da SME, que também agrega a Unidade de Alfabetização, Escola de Formação e Aperfeiçoamento em Educação. Para a diretora Claudia Gewehr Pinheiro, no ensino híbrido, o estudante precisa ser visto como protagonista, e estar motivado para resolver problemas do cotidiano. “É fundamental a integração da tecnologia com a educação, atravessar as paredes físicas e também as virtuais, para que crianças e jovens saibam onde buscar conhecimentos que serão agregados durante a vida”, explicou a diretora.

 

Escritório de Comunicação - PMC