Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/07/WhatsApp-Image-2023-07-10-at-18.51.09.jpeg

Novos guardas municipais começam habilitação para porte de armas de fogo

A última fase do curso de formação dos novos integrantes da Guarda Municipal (GM) iniciou nesta segunda-feira (10). Após a habilitação na disciplina de Armamento e Tiro, os 29 alunos, oriundos do concurso público realizado em 2020, estarão aptos para a formatura e integrarão o efetivo de segurança de Canoas.

É a quarta turma que usufrui da capacitação, após convênio firmado com a Polícia Civil, em 2017, para instrução na Academia de Polícia (Acadepol). Os agentes irão cursar disciplinas como balística, legislação, regras de segurança com o armamento, atendimento pré-hospitalar, técnicas de tiro, entre outras matérias.

Para o diretor da GM, Elizandro Silva, é de extrema importância a participação dos alunos nesta etapa de formação, pois a arma de fogo traz proteção e precisa ser muito bem usada. “O curso não será fácil. Contudo, esse é o principal fator que causa a excelência, pois sabemos que todos que forem aprovados estarão prontos para todas as situações”, salientou.

Segundo o aluno Ulysses Bennech, 28 anos, a vocação de servir e proteger foi o que o levou a se inscrever para o concurso. “Eu acompanho há algum tempo o crescimento das Guardas Municipais no Brasil, e a de Canoas é uma referência, tanto que foi a que primeiro busquei quando fiz o concurso. Eu acho primordial o crescimento e fortalecimento do órgão, pois é de grande importância dentro da segurança pública”, disse.

A previsão da formatura dos novos guardas municipais é para o dia 15 de agosto. Com as 130 horas/aula nesta última etapa, será completado o total de 726 horas do curso, desde o seu início em 24 de abril deste ano. Estiveram presentes na aula magna o secretário municipal de Segurança Pública, Delegado Guilherme Pacífico; o Sub-Chefe da Polícia Civil, Eraldo Chaves Guerreiro; a diretora da Acadepol, Elisângela Reghelin; a diretora da Divisão de Ensino, Clarissa Castilhos, e os instrutores da capacitação.

Escritório de Comunicação - Ecom

[addtoany]