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Núcleo de Apoio ao Superendividado ajuda a população canoense a sair das dívidas

O NAS oferece prevenção ao superendividamento e promovendo a renegociação das dívidas com os credores
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Foto: Gustavo Garbino

Em outubro do ano passado, o Procon de Canoas iniciou os atendimentos aos canoenses em situação de superendividamento com o Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS). A unidade conta com uma equipe de acolhimento composta por uma advogada especialista na mediação de conflitos, uma psicóloga, uma educadora financeira e uma assistente social.

Os profissionais atuam na orientação do consumidor, promovendo a renegociação das dívidas com os credores e oportunizando conciliação e mediação em bloco, conforme o orçamento familiar, com o acolhimento psicossocial e posterior renegociação das dívidas. Após, o atendimento acontece de forma contínua, com a participação dos consumidores em roda de conversa, realizada pela equipe multidisciplinar do NAS.

Além do acolhimento para quem está em situação de superendividamento, o NAS atua na prevenção, com educação financeira, nas escolas, orientando os futuros consumidores. O NAS Educação contempla turmas do 9ª ano da rede municipal, bem como outros grupos na comunidade em geral. 

Taís Marques, diretora do Procon Canoas, explica como o projeto atua nos dois polos de tratamento do consumidor. “O NAS não só trata aquele consumidor que já está na situação de superendividamento, mas também, investimos na prevenção, através do NAS Educação. As crianças são futuros consumidores. Uma vez que elas tiverem essa instrução de consciência de consumo e planejamento, elas não vão chegar, talvez, na maior idade, já endividadas”, explica. 

Dívidas atendidas pelo NAS
– Dívidas vencidas ou a vencer decorrentes de empréstimos com instituições financeiras e de crédito
– Financiamentos
– Contratos de crédito ao consumo
– Contrato de serviços de prestação continuada e de compras a prazo

Dívidas que não são atendidas pelo NAS
– Dívidas contraídas para custeio de atividades profissionais
– Indenizações (por acidente, por exemplo)
– Pensão alimentícia
– Dívidas fiscais e trabalhistas
– Dívidas decorrentes de crédito rural, de crédito habitacional
– Para aquisição ou contratação de produtos e serviços de luxo de alto valor

A população pode procurar o NAS na sede do Procon, localizado na rua General Salustiano, 142 – bairro Marechal Rondon e também através do e-mail, nasprocon@canoas.rs.gov.br ou pelo telefone 51 3236-2056. 

Texto: Lauren Delgado – PMC
Revisão: Valéria Deluca – PMC