//
Núcleo de Apoio ao Superendividado completa um ano de atuação
Download Imagem Original
Foto: Gustavo Garbino/PMC
A comemoração de um ano do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) ocorreu na manhã desta terça-feira (19). A iniciativa do Procon Canoas, com o apoio da Fundação La Salle, tem sido um dos programas de destaque na conscientização relacionada à educação financeira, além de auxiliar nas renegociações de dívidas.
O atendimento é gratuito e ocorre na sede do Procon e nos Centros de Acesso a Direitos (CADs), distribuídos nos quatro quadrantes do município. A equipe de acolhimento conta com advogada, psicóloga, educadora financeira e assistente social. No total, foram realizados 431 atendimentos no período, com 356 consumidores beneficiados pelos serviços.
Já a equipe de educação, que atua em grupo de idosos, associações comunitárias e escolas municipais e estaduais de Canoas, atendeu mais de quatro mil pessoas neste primeiro ano de atuação, promovendo um trabalho interdisciplinar conscientizando a população para ter uma melhor gestão financeira. Para o secretário municipal de Segurança Pública, Guilherme Pacífico, o impacto do programa na vida dos canoenses deve ganhar novas projeções. “Essa é uma política pública que vai expandir fronteiras”, destacou.
“Essa parceria público-privada está demonstrando resultados muito significativos e fazendo a diferença na vida dessas pessoas. Muitas vezes, por não terem acesso a possibilidades ou até mesmo orientações para seu planejamento orçamentário, ou renegociar uma dívida, acabam ficando vulneráveis e são cooptados, especialmente os jovens de nossas escolas, para o mundo do crime”, salientou o coordenador-geral da Fundação La Salle, Lucinei Hanauer.
Serviço
Dívidas atendidas pelo NAS
– Dívidas vencidas ou a vencer decorrentes de empréstimos com instituições financeiras e de crédito
– Financiamentos
– Contratos de crédito ao consumo
– Contrato de serviços de prestação continuada e de compras a prazo
Documentos necessários para atendimento:
• Cópia de identidade e CPF
• Cópia de comprovante de residência
• Comprovante de renda individual, complementar e familiar
• Extratos bancários
• Comprovante de despesas (água, luz, saúde, telefone, internet)
• Contratos (empréstimos, consignados, cartão de crédito, boletos, carnês)
• Histórico de empréstimos consignados do INSS, se for o caso
Endereços:
Procon – Rua General Salustiano, 142, bairro Marechal Rondon
CAD Guajuviras – Rua 17 de Abril, 1110
CAD Mathias Velho – Rua Santa Catarina, 3420 (esquina com a Cruz Alta)
CAD Niterói – Rua Barão do Rio Branco, 91 (esquina com a Rua Tamoio)
Texto: Gustavo Gerlach – PMC
Edição: Carina Jung – PMC