//
Obras na EMEF Assis Brasil atingem 93% de conclusão
Download Imagem Original
Foto: Vinicius Thormann/PMC
Clara, de 11 anos, futura aluna do sétimo ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Assis Brasil, no bairro Mato Grande, está empolgada para estudar no novo prédio que está sendo construído. A mãe, Karine Flores Ramos, também professora e presidente do Círculo de Pais e Mestres (CPM) na instituição, compartilha da expectativa. A docente acredita que o novo ambiente motivará os estudantes, que estão acostumados com a estrutura antiga. “O primeiro momento para as crianças vai ser de encantamento de ter uma escola novinha, que foi pensada e feita para eles. Então, acho que eles virão com muita energia, com muita vontade de estudar e de manter um lugar lindo como este”, avalia.
Em visita ao local, nesta quinta-feira (15), o prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques também se encantou com a infraestrutura que será oferecida à comunidade. “Iniciamos esta obra em 2022, na outra oportunidade em que estive como prefeito, e hoje fico imensamente feliz ao ver que ela está prestes a ser entregue à comunidade. Estamos deixando para trás a atual estrutura antiga e garantindo um ambiente mais atrativo, moderno e digno aos nossos alunos e professores”, destaca o chefe do executivo municipal.
Com 93% concluída, a previsão de entrega da instituição é abril deste ano. A construção envolve o projeto de uma escola completa, com novos laboratórios, nove salas de aula, quadra aberta de esportes, subestação, palco, pracinha e horta, além dos setores administrativos, de serviços, estacionamento e torre de reservatórios. Com área total de 1.791,58 metros quadrados, o valor do projeto é de R$ 5.896.891,92.
“Eu acredito que é um cartão de visitas para a comunidade receber uma escola desse padrão”, ressalta a secretária de Educação, Leany Maria de Conti. A titular da pasta também lembrou que as
novas instalações possibilitarão o aumento da oferta de vagas, em uma região que está com grande demanda. Atualmente com 18 turmas e 440 estudantes do 1º ao 9º ano, a escola poderá abrigar, no mínimo, 500 alunos, conforme a diretora da instituição, Caroline Balbinot.
“A comunidade escolar da EMEF Assis Brasil está ansiosa, na expectativa de receber esse prédio, principalmente pelas salas coletivas, em que poderemos proporcionar diferentes espaços para os alunos e que vão contribuir muito na aprendizagem, como biblioteca, salas Google e de recursos e laboratório de ciência. Hoje, nós não contamos também com refeitório e aqui temos esses locais adequados para que os alunos tenham maior oportunidade de aprendizado”, salienta a gestora. O secretário-chefe interino do Escritório de Projetos, Maurício da Rocha, também participou da visita.
Texto: Nathália Ely
Edição: Valéria Deluca