Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/06/RED-18-06-24-VOLTA-AS-AULAS-EMEF-RIO-GRANDE-DO-SUL-BRUNA-OURIQUE-31.jpg

Oito escolas de Ensino Fundamental retomam as aulas nesta terça-feira (18)

Instituições de Ensino Fundamental se somam às outras 18 de Educação Infantil que retornaram às atividades na semana passada
Download Imagem Original

Foto: Bruna Ourique

Acolher alunos, professores, funcionários e envolver a comunidade na reconstrução das escolas de Canoas no pós-enchente. Essa é uma das missões da rede municipal que atende mais de 32 mil alunos em 83 instituições de ensino. Nesta terça-feira (18),  oito escolas de Ensino Fundamental retomaram as atividades: 7 de Setembro, General Neto, Tancredo Neves, Leonel Brizola, Theodoro Bogen, Santos Dumont, Ícaro e Rio Grande do Sul. Elas se somam às outras 18 de Educação infantil, que retornaram na semana passada, totalizando 26 escolas que reiniciaram as suas atividades no município.

Na Escola Rio Grande do Sul, que atende cerca de 600 alunos do 1° ao 9º ano e fica localizada no bairro Mato Grande, do lado Oeste de Canoas, foi dia de matar a saudade dos colegas, dos professores e de renovar as esperanças.

O diretor da instituição, Fernando Lazzaretti, conta que, apesar da enchente, a Escola Rio Grande do Sul foi uma das que menos foi afetada com as águas, tendo poucas reformas a serem feitas. Segundo ele, os principais prejuízos ocorreram nas residências dos moradores, o que trouxe a necessidade de promover o acolhimento de todos para uma retomada efetiva da rotina. “O acolhimento é o primeiro movimento que nós vamos fazer com as famílias, identificar caso a caso, mapear as principais dificuldades enfrentadas por cada aluno e fornecer um espaço agregador que permita que as pessoas tenham uma ideia mínima de normalidade para que seus filhos possam, aos poucos, retomar o aprendizado e dar continuidade à sua trajetória escolar”, destaca.

Simone Kraemer é moradora do bairro Mato Grande e tem duas filhas matriculadas na Escola Rio Grande do Sul. Uma está no 8° ano, e a outra, no 9° ano do Ensino Fundamental. Ela comemora o reinício das aulas. “Estou com muita esperança que tudo volte ao normal em breve. Estava ansiosa para que minhas filhas voltassem e retomassem seus estudos. Em breve, elas estarão no Ensino Médio e realizarão o Enem. Então, é muito importante que não percam o ano ou tenham prejuízos no aprendizado. Elas também estavam com saudades das professoras e dos coleguinhas. Estou muito feliz”, destaca.

Limpeza nas escolas municipais
O retorno das aulas foi precedido por uma ampla limpeza de pisos, forros, paredes e pátios. Independentemente das águas das cheias, cada espaço foi preparado com carinho para receber novamente alunos e professores. Os profissionais da limpeza realizaram uma força-tarefa nos últimos dias para que cada local estivesse devidamente higienizado e seguro.


Confira a lista das 26 escolas municipais que já retomaram as atividades:

1 – EMEI Anísio Spíndola Teixeira
2 – EMEI Beija Flor
3 – EMEI Bem Me Quer
4 – EMEI Carrossel
5 – EMEI Marione Machado Leite
6 – EMEI Julieta Balestro
7 – EMEI Laney Langaro
8 – EMEI Olga Machado Ronchetti
9 – EMEI Pé de Moleque
10 – EMEI Pequeno Polegar
11 – EMEI Pintando o Sete
12 – EMEI Tia Lourdes
13 – EMEI Tia Maria Lúcia
14 – EMEI Ulysses Machado Filho
15 – EMEI Vó Babali
16 – EMEI Vó Corina
17 – EMEI Vó Lola
18 – EMEI Vó Nelsa
19 – EMEF 7 de Setembro
20 – EMEF General Neto;
21 – EMEF Tancredo Neves
22 – EMEF Leonel Brizola
23 – EMEF Theodoro Bogen
24 – EMEF Santos Dumont
25 – EMEF Ícaro
26 – EMEF Rio Grande do Sul

Texto: Diego da Costa
Edição: Escritório de Comunicação

[addtoany]