Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/Segurança-Pública-da-Prefeitura-de-Canoas-Matheus-Tomaz.jpg

Operação Guarda Municipal Presente reforça o combate ao crime em Canoas

Prefeito Jairo Jorge acompanhou o lançamento da Operação Guarda Municipal Presente
Download Imagem Original

Foto: Matheus Tomaz

O combate ao crime em Canoas ganhou um reforço importante na tarde desta quinta-feira (14): a Operação Guarda Municipal Presente, que tem o objetivo de coibir delitos em regiões estratégicas do município e aumentar a proteção aos canoenses.

O lançamento oficial da Operação aconteceu na Praça do Avião e contou com a presença do prefeito Jairo Jorge, que reiterou seu compromisso com a valorização dos guardas. “Eu farei o concurso público, pois precisamos da reposição de guardas municipais. Iremos investir em treinamentos, equipamentos e cursos de qualificação, além de pensarmos no plano de carreira dos servidores. Valorizar e reconhecer a Guarda Municipal é a minha missão”, destacou o prefeito.

Para baixar os índices de criminalidade, a prefeitura vai criar políticas de policiamento comunitário e retomar a Ronda Escolar. “Nossa missão é cuidar do patrimônio dos canoenses e ser referência para a nossa comunidade. Faremos tudo que for preciso para melhorar a sensação de segurança em nossas ruas”, disse Jairo Jorge.

O secretário da Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, lembrou que a Guarda Municipal de Canoas é referência para outras cidades e um reforço para os demais órgãos de segurança que atuam no município. “A Guarda Municipal tem um papel fundamental na integração com a Brigada Militar e com a Polícia Civil nas operações policiais e nas demais ações de combate ao crime em Canoas”, afirmou o delegado Emerson.

A Operação Guarda Municipal Presente vai acontecer toda a semana, para que a população de Canoas se sinta mais protegida pela força de segurança municipal. “As operações integradas entre a Guarda e demais órgãos de segurança pública vão continuar acontecendo”, explicou o diretor da Guarda Municipal, Eder Martini.

No lançamento da Operação, ainda estiveram presentes o secretário adjunto de Segurança Pública, tenente-coronel Marcelo Pitta, e a supervisora da Guarda Municipal, Patrícia Soares.

Canoenses mais seguros

A iniciativa é elogiada pelos canoenses, que se sentem mais seguros quando uma viatura ou um agente da Guarda Municipal está no bairro. Caroline Aparecida contou que leva os sobrinhos para brincar na Praça Pio X, no bairro Mathias Velho, e sempre se sente mais tranquila quando avista os carros da Guarda.

Elisete Ribeiro, que também costuma levar o filho na quadra da praça, acredita que a presença da Guarda coíbe a atuação de criminosos. “A sensação de segurança é maravilhosa, porque ficamos mais tranquilas em deixar nossos filhos brincarem quando sabemos que não vai ter delinquentes andando pela praça”, revelou.

Escritório de Comunicação -PMC