Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/01/operacao.jpg

Operação Sossego Ano Novo inibe “rolezinhos” de motociclistas e remove seis veículos

Ação de segurança pública teve ainda oito autuações por infrações diversas
Download Imagem Original

Foto: PMC / Divulgação

Nove condutores, em sua maioria motociclistas, foram abordados na cidade durante a Operação Sossego Ano Novo, realizada entre a madrugada de domingo (31) e segunda-feira (1º). A ação da Prefeitura de Canoas, através das secretarias municipais de Transportes e Mobilidade (SMTM) e da Segurança Pública (SMSP), teve o objetivo de combater os populares “rolezinhos” no município. Agentes da Diretoria de Trânsito e da Guarda Municipal, com o apoio da Brigada Militar, realizaram as abordagens.

Ao todo, quatro motocicletas e dois veículos acabaram removidos para um depósito e oito autuações por infrações de trânsito foram aplicadas. Foram expedidas duas multas por descarga livre, duas por licenciamento vencido, três por falta de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma por recusa do teste do etilômetro.

A Operação Sossego nesta virada de ano surgiu a partir das diversas ocorrências registradas no feriado de Natal e que geraram reclamações de moradores. Na ocasião, motociclistas trafegaram, de modo imprudente, por ruas da cidade com motos sem placa, realizando manobras arriscadas, rachas e barulho (com a retirada do silenciador da moto) e causando incômodo aos canoenses.

O secretário interino da SMTM, Leandro Rodrigues Machado, avalia que o objetivo de inibir a prática no feriado foi alcançado. “As ações nos bairros durante a semana e o reforço do efetivo das forças de segurança foram determinantes para desmotivar os rolezinhos verificados nos dias 24 e 25 de dezembro. Em razão disso, a cidade esteve bem mais tranquila e segura em comparação com o Natal”, afirma.

A partir das abordagens da Operação Sossego Ano Novo está sendo possível traçar o perfil dos responsáveis por esses crimes de trânsito. Os agentes identificaram que são jovens, em sua maioria sem antecedentes criminais. A maior parte das infrações flagradas estão relacionadas à direção perigosa, dirigir sem habilitação, participação em rachas e adulteração de sinal de identificação de veículo (sem placa ou então adulterada). Junto à Polícia Civil, a Prefeitura de Canoas está buscando identificar os responsáveis pela organização dos rolezinhos.

Confira o resultado da ação:
– Veículos abordados: 9
– Motocicletas removidas: 4
– Automóveis removidos: 2

– Total de autuações: 8
– Infrações por descarga livre: 2
– Licenciamento vencido: 2
– Falta de CNH: 3
– Recusa de Teste do etilômetro: 1

Texto: Fábio Radke

[addtoany]