//
Outubro teve chuva acima da média para o mês em Canoas
Download Imagem Original
Foto: Acervo / Prefeitura de Municipal de Canoas
Outubro apresentou um aumento de 3,4% no volume de chuva em comparação com o esperado no município para o período. De acordo com o Escritório de Resiliência Climática de Canoas (Eclima), ao longo dos últimos 31 dias foram acumulados 158,4 milímetros, enquanto a média histórica do mês, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é de 153,2.
“Desde junho, consecutivamente, o volume de chuva tem ficado acima das médias históricas mensais. Isto é a comprovação, em dados, que a mudança climática está acontecendo”, avalia o secretário-chefe do Eclima, Aristeu Ismailow.
Nos próximos meses, as precipitações de chuva passam a ocorrer de um modo diferente do observado até então. “É necessário que tenhamos atenção, pois a passagem de outubro para novembro trará uma mudança na forma das chuvas, que passarão a ter características de temporais de verão, com mais força, em virtude destas mudanças”, acrescenta.
A oscilação das marcas nos termômetros aconteceu em diferentes momentos do mês. Logo no começo de outubro, a mínima de 9,53ºC foi observada no dia 2. Já a máxima, de 33,1C°, ocorreu no último domingo (29). A temperatura média histórica de Canoas em outubro é de 19,7ºC.
Texto: Fábio Radke
Edição: Carina Jung