O superendividamento e as alternativas para buscar sair dessa incômoda situação foram abordados na palestra “Caminhos para restaurar o equilíbrio financeiro”. O evento promovido pelo Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Municipais de Canoas (Canoasprev), na tarde desta quinta-feira (24), em parceria com o Procon Canoas, teve a participação da comunidade em geral, além de servidores, aposentados e pensionistas. Integrantes do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS), do órgão municipal de defesa do consumidor, e psicólogos compartilharam conhecimentos em torno da temática.
O presidente do Canoasprev, Richard Dias, afirma que a promoção da palestra reforça a posição do Instituto também como polo de capacitação, não apenas para seus colaboradores, mas também para servidores de Canoas, ativos e inativos, e inclusive outros de fora da cidade. “A pauta de superendividamento atende, principalmente, ao nosso público-alvo, que são os aposentados, e muitas vezes também os servidores ativos que sofrem com esse problema. Faltam informações adequadas por parte dos bancos e financeiras que fornecem crédito. Nosso viés de capacitação busca fornecer o embasamento para que uma obtenção de crédito possa ser, de fato, uma resolução e não mais um problema na vida financeira do servidor”, descreve.
Além do papel da educação financeira, os palestrantes ainda abordaram a questão da violência doméstica, em que idosos são induzidos por familiares a formalizar contratos de empréstimo, assim como as investidas das financeiras sobre os aposentados e pensionistas. “Esse público é muito assediado por bancos e instituições financeiras pela questão do crédito consignado. A participação do NAS é justamente para alertar os riscos que eles estão correndo e também para reforçar os direitos que eles possuem. Nossa ideia é cada vez mais ampliar as palestras e rodas de conversas em centros de convivência dos idosos, por meio da parceria com outras secretarias, a fim de trazer esse serviço de utilidade pública junto a esse grupo mais vulnerável”, afirma o diretor do Procon Canoas, Vinícius Rabaioli.
Atuação do NAS
Em Canoas, o Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) está dividido em dois segmentos. O Acolhimento, voltado para receber internamente o munícipe superindividado para a conciliação com empresas credoras e a reorganização das finanças, e o Educação, com foco na conscientização da relevância do tema junto aos alunos das escolas da rede municipal. Atendendo ao público na sede do Procon (Rua General Salustiano, 142), no bairro Marechal Rondon; o NAS está de portas abertas para os canoenses superendividados. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30. O atendimento é feito por ordem de chegada, com distribuição de fichas até as 16h30. Outras informações pelos telefones (51) 3236-2051 e (51) 3236-2052 ou então pelo e-mail: nasprocon@canoas.rs.gov.br.