Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/03/Derli_Colomo_Ju?nior_0018.jpg

Palestras e serviços marcam o segundo dia do Prefeitura Mais Perto

Atendimentos na área da saúde e no Desenvolvimento Social foram os mais procurados.
Download Imagem Original

Foto: Derli Colomo Jr

O segundo dia do Prefeitura Mais Perto na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pernambuco, no bairro Niterói, teve, além dos habituais serviços, palestras aos estudantes. A caravana da cidadania canoense fica no colégio até sábado (24).   

Os atendimentos realizados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que atua com a Carreta da Saúde e também em 6 consultórios médicos em frente à escola, tiveram boa procura. Os moradores do bairro foram acolhidos pelas equipes da secretaria e tiveram acesso a consultas médicas, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite, verificação de pressão, além da orientação sobre o uso de medicamentos.  

A escola está recebendo investimentos na faixa de R$ 260 mil para melhorias na estrutura física. Duas novas salas moduladas foram construídas. A Pernambuco também recebeu obras de pavimentação interna, nova rede de drenagem, acessibilidade com caminho coberto para todas as dependências, pintura externa do prédio, fechamento parcial da quadra, conserto das calçadas, reforma geral dos banheiros masculino e feminino e troca de portas e fechaduras, com a instalação de dois portões automáticos.

Palestras

Duas palestras fizeram parte do cronograma de atividades da quarta-feira no Prefeitura Mais Perto. Pela manhã, o diretor de Trânsito, Alex Szekir, dono do pastor alemão Roque, de 7 anos, encantou os alunos com as habilidades do cão. Ele também fez um alerta sobre a valorização dos animais, principalmente no trânsito, onde, muitas vezes, eles são vítimas fatais em acidentes.

Já no início da tarde, as atenções dos estudante se voltaram à história de Rodrigo Mule. O canoense, que nasceu com paralisia cerebral, mostrou que é possível vencer os obstáculos. Contrariando todos os prognósticos médicos, ele conseguiu frequentar escolas e, neste ano, se formou em Redes de Computadores, na Ulbra de Canoas. Para digitar no computador, ele utiliza os pés. Garra e superação são palavras que têm presença constante no vocabulário de Mule. “É importante ter foco no futuro, no desenvolvimento da pessoa. Lutem sempre. Não está morto quem luta”, disse.

A programação segue até sábado, às 12h, oferecendo serviços e atividades culturais para cidadãos e estudantes da escola. 

Assessoria de Comunicação