Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2024/03/Patio-Naturalizado-da-EMEI-Tia-Maria-Lucia-Vinicius-Thormann-11.jpg

Pátio naturalizado na EMEI Tia Maria Lúcia promove diversão e contato com a natureza

Prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques participou da entrega oficial do novo espaço na escola
Download Imagem Original

Foto: Vinicius Thormann/PMC

Brinquedos feitos em madeira, com troncos de árvores, elementos naturais de escalada, balanços, caixa de areia, elástico e rede de cordas, entre outros, fazem parte do pátio naturalizado da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI). O novo espaço, promovido pela Secretaria de Educação (SME) e Urban 95, foi entregue oficialmente nesta segunda-feira (18), no bairro Niterói, com a participação do prefeito em exercício Nedy de Vargas Marques, secretários municipais, representantes do Legislativo e da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que financiou a iniciativa.

Incentivar o convívio com a natureza e o brincar livre para o melhor desenvolvimento infantil. Com essa finalidade, os brinquedos são utilizados pelas crianças do Maternal ao Jardim B. A pequena Isadora Gonçalves, 5 anos, do Jardim 2, adora brincar na casinha. “ Gosto muito mais dessa pracinha do que da anterior”, comenta a menina.

Encantado com a nova estrutura, o prefeito Nedy destacou: “o contato com o meio ambiente é muito importante para o desenvolvimento dos pequenos. Que possamos construir mais praças como essa e, assim, contribuir com o melhor para nossas crianças”.

O benefício do brincar livre, em ambientes naturais desde pequenos, também foi ressaltado pela secretária de Educação, Leany Maria de Conti. “Canoas integra a rede de 26 municípios da Urban 95. Nos alegra muito saber que alunos de quatro escolas municipais podem contar com os benefícios que essas estruturas proporcionam”, afirmou.

O conselheiro da Escola Dominical Mundial da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, irmão Milton Camargo, afirmou: “nós encaramos a educação com uma responsabilidade religiosa que temos. Ao ver as crianças e percebendo que elas podem ser beneficiadas, isso faz com que estejamos muito feliz em participar deste e de muitos outros projetos nessa linha da educação”.

Estímulo à criatividade
Com elementos naturais e com múltiplas possibilidades de interação, exploração e criação, os espaços são multifuncionais e construídos ao ar livre. A produção do ambiente utiliza elementos como troncos de árvores, galhos e a própria topografia dos terrenos. A intenção dos pátios é fazer a aproximação da criança com elementos não estruturados e materiais reaproveitados.

A diretora do Comitê Municipal pela Primeira Infância e secretária adjunta do Escritório de Projetos (EPRO), Jerusa Mattos, explica que, antes de construir, é feito um levantamento físico da escola e uma escuta infantil para entender o que as crianças esperam do espaço. “Fazemos um projeto para incentivar o brincar de forma pedagógica, com soluções baseadas na natureza. Objetivamos uma abordagem atípica em relação aos brinquedos convencionais, buscando uma maior interação social, equipamentos que ofereçam mais possibilidades de usar e sempre com alternativas sustentáveis voltadas a minimizar os impactos das mudanças climáticas”.

Para a diretora da instituição, Caroline Silva de Ávila, a maneira como esses brinquedos são feitos aproxima os alunos da natureza e proporciona mais criatividade.

 

 

Texto: Nathália Ely
Edição: Clarissa Colares

[addtoany]