Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2025/03/RED-12-03-25-PROJETO-REFRIGERAR-JOSHUA-STRACCIONI-40.jpg

Pescadores de Canoas são contemplados com mais de 30 caixas isotérmicas

Download Imagem Original

Foto: Joshua Straccioni / PMC

Um grupo de 33 pescadores artesanais de Canoas foi contemplado com a entrega de caixas isotérmicas que prometem trazer mais qualidade ao trabalho de quem tira o sustento do setor pesqueiro. Os itens entregues nesta quarta-feira (12), no Paço Municipal, são referentes ao programa Refrigerar, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o escritório local da Emater, ligado à Secretaria Municipal de  Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) de Canoas.

A moradora da Praia do Paquetá, Elisabete Dias, de 47 anos, afirma que desde criança lida com a pesca. Segundo ela, um trabalho passado de geração em geração. “A gente vai armazenar melhor o peixe e levamos sempre bastante gelo. Toda nossa família tira seu sustento da pesca. Minha mãe e meu pai eram pescadores e eu seguia a profissão deles”, revela.

O chefe da Divisão da Pesca e Aquicultura da SDR, Marlon Arenhardt, destacou a escolha de Canoas como uma das cidades beneficiadas pela iniciativa. “Esse ano foram distribuídas 600 caixas em 20 municípios. Entre os critérios para escolha de Canoas aqui na Região Metropolitana está o histórico de pescadores que atuam na Delta do Jacuí e que são uma comunidade importante dentro do cenário da pesca artesanal do Estado”, afirma.  

Além das caixas de 75 litros do Refrigerar, os beneficiados ainda receberam um certificado da Prefeitura de Canoas, por meio da SMDEI, pelos relevantes serviços de apoio nos resgates durante a enchente de maio do ano passado. “Esse certificado é uma simples demonstração de carinho e respeito que a Prefeitura e, nós, canoenses temos pelo trabalho de vocês e por tudo aquilo que fizeram no momento mais difícil que vivemos na nossa cidade. Naquele primeiro momento em que ninguém sabia o que fazer, as primeiras pessoas que ajudaram os nossos conterrâneos, mostraram e ensinaram como ajudar foram os pescadores”, acrescenta o adjunto da SMDEI, Odavir Cardoso de Melo Júnior – Juninho.

[addtoany]