Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/04/30-04-vacinacao-alisson-moura-5.jpg

Pessoas com comorbidades de 40 anos ou mais podem receber a vacina bivalente a partir desta quarta-feira em Canoas

Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura/PMC

A partir desta quarta-feira (19), Canoas amplia a vacinação bivalente para pessoas com comorbidades de 40 anos ou mais, para a população privada de liberdade e para os funcionários do sistema prisional. As doses serão aplicadas em sete unidades de saúde, das 8h às 17h, e na Central de Vacinas, das 7h às 19h, com distribuição de fichas sempre até 15 minutos antes do fechamento das unidades.

Conforme Nota Técnica do Ministério da Saúde, não há exigência quanto à comprovação da situação de comorbidade, sendo suficiente para a vacinação a comorbidade autodeclarada.

Comorbidades e condições de saúde são: diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial resistente, hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, insuficiência cardíaca, cor-pulmonal e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatia congênita no adulto, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, doenças neurológicas crônicas e distrofias musculares, doença renal crônica, hemoglobinopatias e disfunções esplênicas graves, obesidade mórbida, síndrome de down e outras síndromes genéticas e doença hepática crônica.

Quem já pode se vacinar

A vacina bivalente está sendo aplicada em trabalhadores da saúde, em imunossuprimidos a partir dos 12 anos, gestantes ou puérperas (45 dias após o nascimento do bebê), em idosos de 60 anos ou mais e em pessoas com deficiência permanente. 

Para estes públicos, é necessário apresentar carteira de vacinação, CPF, comprovação da condição de saúde por meio de atestado médico ou laudo, boletim de atendimento, exames ou receitas de medicamentos.

O novo imunizante protege as pessoas tanto do vírus primário da Covid quanto de suas variantes, como a Ômicron. Para receber a dose, é necessário que a pessoa tenha recebido no mínimo duas doses de monovalente e espere um intervalo de quatro meses desde a última vacina.

Trabalhadores da saúde

São considerados trabalhadores da saúde a serem vacinados os indivíduos que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão de saúde ou que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, como hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias e drogarias. Entre eles estão os agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, profissionais da vigilância em saúde e os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, entre outros). Trabalhadores autônomos devem apresentar cópia do alvará do serviço de saúde ou cópia da ficha do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Deficientes 

Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade com as demais pessoas. Este grupo inclui pessoas com:

Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade de subir escadas;

Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo;

Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos; indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais.

Todos devem apresentar documentos como: comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, laudo médico, receitas de medicamentos, boletins de atendimento ou exames, além de CPF e carteira de vacinação.

 

Unidades que aplicam doses da bivalente:

De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (com distribuição de senha até 16h45).

 

CAIC – Avenida Dezessete de Abril, 241 – Guajuviras

Harmonia – Rua Machado de Assis, 201

Niterói – Rua Marechal Rondon, 132 – Niterói

Fátima – Rua João Nicolau, 218 – Fátima

Estância Velha – Rua São Mateus, s/nº – Estância Velha

União – Rua São Borja, 595 – Mathias Velho

Pedro Luís da Silveira – Rua Barão de Mauá, 1724 – Rio Branco

Central de Vacinas – Estação Canoas, da Trensurb

De segunda a sábado, das 7h às 19h (com distribuição de senha até 18h45).

 

Texto: Alan Cardoso – PMC
Edição: Carina Jung – PMC