Notícias

//

Plano da Juventude será apresentado em Conferência

A Conferência Livre da Juventude está marcada para o próximo dia 18, das 13h às 18h, no Auditório Sady Schivitz, no Paço Municipal de Canoas. Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Social, o evento serve para discutir os rumos do Plano Municipal da Juventude, que está em desenvolvimento desde 2017. Os novos representantes do Conselho Municipal da Juventude também serão eleitos na ocasião.

Uma vez aplicado, o Plano Municipal vai nortear a criação de políticas públicas destinadas aos jovens canoenses, com base nos eixos: cidadania, participação social, política e representação juvenil; educação; profissionalização, trabalho e renda; diversidade e igualdade; saúde; cultura; comunicação e liberdade de expressão; esporte e lazer; território e mobilidade; sustentabilidade e meio ambiente; segurança pública e acesso à justiça.

Para o diretor da Juventude, Cássio Abreu, este é um avanço que deve ser comemorado. “O plano vai estabelecer diretrizes pelos próximos 10 anos. Este documento foi elaborado de forma democrática, tanto pelo poder público, quanto pela sociedade civil. Portanto, todas as decisões serão baseadas na sua redação, que poderá ser revisitada várias vezes”, comenta o diretor.

Sobre os planos

O planejamento a nível municipal é uma recomendação do Sistema Nacional da Juventude, assim como o Plano Nacional, que também está em fase de criação na Câmara dos Deputados. Mesmo sendo obrigatória, a elaboração dos planos ainda não é unânime em todas as cidades brasileiras. Ao priorizar o Plano Municipal da Juventude, Canoas torna-se umas primeiras cidades gaúchas a instituí-lo.

Assessoria de Comunicação