Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2023/10/RED-03-10-2023-PLANARINHA-DA-URBAN-NA-EMEI-VO-LOLA-THIAGO-GUIMARAES-9.jpg

Plenarinha escuta crianças da EMEI Vó Lola para criação de pátio naturalizado

Iniciativa buscou saber das crianças como elas gostariam que o projeto fosse desenvolvido
Download Imagem Original

Foto: Thiago Guimarães/PMC

Para criar um ambiente mais atrativo para as crianças, nada melhor do que ouvir o que elas querem. É com esse objetivo que foi realizada, nesta terça-feira (3), uma Plenarinha com a turma de Jardim II da EMEI Vó Lola, para saber como elas gostariam que fosse desenvolvido um pátio naturalizado. O projeto será realizado ao lado da escola, em uma área de vegetação que precisa de adequações.

De acordo com a servidora Juliana da Silva, uma das responsáveis pelas ações da Urban em Canoas, uma equipe técnica vai analisar tudo que foi proposto e elaborar o projeto com base na área. “Como estamos fazendo isso para as crianças, é fundamental termos o ponto de vista delas, sobre o que elas querem que tenha e como deve ser desenvolvido. É muito satisfatório ver a empolgação de todos eles, tenho certeza que saímos com excelentes ideias de projetos”, ressaltou.

A diretora da EMEI, Valéria Simões, destaca que a ideia do projeto surgiu durante uma edição do programa Prefeitura Presente. “Víamos esse espaço aqui do lado como um desperdício, porque acabava atraindo animais e gerando mau cheiro na escola. Com uma área adequada, vamos aproveitar para desenvolver práticas pedagógicas voltadas ao contato das crianças com a natureza”, explicou.

A iniciativa integra o projeto da Urban95 e será realizada em parceria pelas secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente e o Escritório de Projetos. A Urban é uma iniciativa internacional que convida gestores públicos a pensar as cidades sob a perspectiva de quem tem 95 cm – a altura média de uma criança de três anos. Em Canoas, são realizadas atividades com esse propósito desde 2021, quando a Administração Municipal assumiu o compromisso de promover a inclusão das crianças na cidade.

Texto: Gabriel Amaral/PMC
Edição: Carina Jung/PMC