//
Praia do Paquetá recebe banheiros químicos durante temporada de verão
Dez banheiros químicos foram instalados e disponibilizados na Praia do Paquetá. São quatro banheiros masculinos, quatro femininos e dois com acessibilidade para portadores de deficiência, que ficarão disponíveis durante os finais de semana, nos meses de janeiro e fevereiro. A iniciativa é da Prefeitura de Canoas, através da Secretaria de Meio Ambiente.
“A ação é muito importante, pois traz um maior conforto a centenas de famílias que frequentam o local durante os finais de semana do verão. A intenção é que as pessoas venham para cá e possam usufruir de uma boa infraestrutura”, comentou Gustavo Rabaiolli, secretário do Meio Ambiente.
Para Elizabete Dias, moradora há 45 anos no Paquetá, “essa é uma ação maravilhosa. A gente pedia os banheiros e não tinha. Isso vai ajudar também os bares. Muita gente usava os banheiros destes nos finais de semana”, ressalta.
Balneabilidade do Paquetá
O banho na Praia do Paquetá não é recomendado pelas autoridades. São vários os motivos que o tornam o local impróprio. Conforme Igor Souza, secretário adjunto do Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima), o trânsito intenso de embarcações de pequeno e grande porte tornam o local perigoso para a presença de pessoas. “A faixa de acesso é muito pequena, em poucos metros, as águas se tornam profundas e perigosas, com forte correnteza”. Além disso, a Praia do Paquetá faz parte das águas da bacia do Rio do Sinos, consideradas pela Fepam impróprias para o banho. “Há várias placas de alerta na prainha, que orientam os visitantes, informando sobre os perigos do local. É importante lembrar também que não temos guarda-vidas justamente pela falta de balneabilidade. Contamos com a compreensão dos visitantes para todos tenham um verão seguro”, destaca Souza.
Texto: Júlio Fontes
Edição: Valéria Deluca