Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2022/12/arte-materia-iptu-23-1.jpg

Prazo para parcelar IPTU em oito vezes termina nesta sexta-feira

O contribuinte de Canoas possui somente mais esta sexta-feira (10) para aderir ao parcelamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2023, em até oito vezes, sem a incidência de juros. A condição de pagamento apenas será possível com a adesão dentro da data-limite e a quitação da primeira parcela também nesta sexta-feira (10). Os vencimentos em fevereiro, março, abril, maio, junho, julho, agosto e setembro, sempre acontecerão no dia 10 de cada mês.

A quitação do tributo ainda será possível ao longo do ano, porém, o valor recebe o acréscimo de juros e multa. Ainda existe a possibilidade de juntar todas as oito parcelas em um único pagamento. “É importante o contribuinte observar estas datas para que não haja incidência de juros/multa. E independente do atual exercício, se estiver inadimplente, deve procurar a Secretaria da Fazenda para efetuar a regularização”, destaca o secretário da Fazenda, Luis Davi Vicensi Siqueira.

Os recursos arrecadados com o IPTU viabilizam obras de infraestrutura urbana e qualificam serviços oferecidos à população. A previsão de arrecadação com o imposto, no ano de 2023, é de R$ 130 milhões. O pagamento pode ser efetuado por meio do carnê, entregue nos imóveis ou pela guia digital, disponível no site www.canoas.rs.gov.br/iptu2023

Cerca de 45% dos contribuintes pagou à vista
Em torno de 65 mil donos de imóveis em Canoas quitaram o IPTU 2023, com pagamento à vista, aproveitando descontos que chegaram a 15%. O número contabilizado no começo do ano, corresponde a cerca de 45% do total de contribuintes canoenses e representa uma arrecadação de R$ 73.781.351,34.

Texto: Fabio Radke – PMC
Edição: Valéria Deluca – PMC

[addtoany]