O prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, participou, nesta segunda-feira (17), do último Almoço de Ideias deste ano, da Câmara Indústria e Comércio de Canoas (CICS). Ele palestrou para um grupo de empresários da cidade, diretores de entidades, secretários e vereadores, e falou sobre as ações da prefeitura para a economia, que terão impacto direto no crescimento do município em 2019.
Dentre as novidades apresentadas pelo prefeito, está a oficialização da redução de alíquotas, através do Fundecan, lei de incentivo fiscal e econômico de Canoas para atração de investimentos privados. A alíquota de ISSQN será reduzida de 3% para 2,5%, para 19 atividades econômicos (ou tipos de serviço). Outros benefícios fiscais são a isenção de 10 anos de IPTU, a devolução do valor do ITBI e a isenção em taxas municipais. “O principal benefício para Canoas é a geração de empregos diretos e indiretos. Importante salientar também que as empresas já instaladas no município também serão beneficiados com os incentivos fiscais”, destaca Busato.
O presidente da CICS, Gildo Viegas Tavares, comemora as iniciativas municipais e a aproximação do poder público com a entidade. “O ano de 2018 ainda foi um ano difícil para os empresários, mas conseguimos grandes avanços, com discussões com o poder público. Então, o cenário para o próximo será favorável e motivador para o empreendedor canoense e para os futuros investidores do município”, comenta.
Outro ponto de destaque é o andamento do projeto que prevê a agilização do processo de emissão de alvarás, via Escritório do Empreendedor. A iniciativa promete a tramitação para obtenção de alvarás completamente on line. A partir da implantação do novo sistema, o processo será mais ágil e dinâmico, pois centralizará todos os órgãos do Executivo municipal numa mesma plataforma.
Ampliação dos parques industriais
As ampliações do Parque Canoas Inovação (PCI) e do Parque Industrial Jorge Lanner também foi tema do encontro. O prefeito afirmou que o edital para a segunda etapa do PCI será lançado ainda neste ano, e prevê a doação com encargos de seis lotes, com áreas que variam de 5,8 mil a 14,9 mil metros quadrados.
Busato também informou aos membros da CICS que a prefeitura vai lançar, no primeiro semestre de 2019, mais uma fase do PCI, com mais dez lotes, localizados de frente para a estrada do Nazário. Serão lotes destinados a serviços e indústrias de baixo impacto. A ideia é que um dos lotes receba um “mall de serviços”, com restaurante, mercado, farmácia, etc.
Já o distrito industrial Jorge Lanner será triplicado, com o chamamento de empresas para utilização dos 300 lotes que serão ofertados. Esse projeto vai mudar a cara do bairro Niterói nos próximos anos, pois, representa uma grande intervenção urbana que vai motivar a criação de empregos, geração de renda e prestação de serviços à população.
Projeto que vai mudar a cara de Canoas
Busato anunciou que a Prefeitura vai lançar, na sexta-feira, dia 21, o edital nº 500/2018, da concorrência pública nº 025/2018, para contratar uma empresa que vai realizar a gestão integrada e manejo de resíduos da construção civil, demolição e volumosos.
A contratação prevê o recolhimento desses resíduos, a triagem, a reciclagem, além de ações de educação ambiental e apoio ao município na fiscalização do descarte irregular. Dentro do contrato, está a instalação de uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil (RCC). Na usina, serão feitas a separação e a reciclagem dos resíduos, o que vai gerar matéria-prima para o município: areia, pedras, brita de diferentes tamanhos, etc. “Essa iniciativa vai mudar a cara de Canoas, pois, queremos mudar a cultura da população em relação ao lixo. Hoje, o município possui mais de 150 pontos de descarte irregular mapeados pela Prefeitura. Com a iniciativa, teremos uma equipe fiscalizadora. Assim, teremos uma grande mudança de cultura em relação ao descarte do lixo no município”, explica o prefeito.
Demais melhorias anunciadas
O prefeito ainda respondeu a perguntas da plateia sobre outras melhorias na cidade, como a pavimentação de ruas; mobilidade urbana; revitalização do viaduto de entrada de Canoas; investimentos em um polo esportivo, com piscina olímpica, no bairro Mathias Velho; a reforma geral do Hospital de Pronto Socorro (HPS), entre outros assuntos de interesse do empresariado canoense.