//
Prefeitura adota novas medidas como resposta às chuvas
Download Imagem Original
Foto: Alisson Moura
Com o objetivo de intensificar ações de resposta aos transtornos causados pelas fortes chuvas que atingem Canoas desde o sábado (27), o prefeito Jairo Jorge e representantes das secretarias municipais se reuniram, a partir das 7h desta quinta-feira (2). O encontro foi realizado no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), onde foram elencadas medidas que serão colocadas em prática a partir desta quinta-feira (2), entre elas um decreto de calamidade pública.
“Nossas casas de bombas estão funcionando ininterruptamente há mais de 100 horas, tudo isso gera desgaste, mas equipes de engenheiros estão trabalhando para que o serviço não seja prejudicado. Com isso pensamos em uma série de medidas que vão ajudar a atender às necessidades da nossa população e enfrentar os prejuízos causados pela chuva”, destacou o prefeito.
Canoas já registrou mais de 378 mm de chuva desde sábado (27), mais do que as médias de abril e maio somadas. Segundo o Eclima, a previsão é de aumento das chuvas entre esta quinta e sexta-feira. A Secretaria Municipal de Educação (SME) suspendeu as aulas em toda a rede municipal nesta quinta (2) e sexta-feira (3), em ambos os turnos. A medida é válida para as Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) e de Educação Infantil (EMEIs). A sede da SME permanecerá aberta normalmente.
Até o momento 100 pessoas foram retiradas de suas casas, 37 foram para o abrigo na EMEF Thiago Wurth e 63 para casa de parentes. O Ginásio da escola está acolhendo pessoas desalojadas. A Prefeitura de Canoas, por meio da Defesa Civil, está recebendo doações de alimentos não perecíveis, cobertores, calçados, roupas e produtos de higiene e limpeza e rações para cães e gatos. Os itens podem ser entregues na sede da Defesa Civil, localizada na Rua Bandeirantes, 450, no bairro Nossa Senhora das Graças.
Texto: Gabriel Amaral
Edição: Carina Jung