//
Prefeitura alerta para risco de leptospirose pela exposição à água contaminada
Download Imagem Original
Foto: Guilherme Pereira
A enchente que atingiu Canoas alerta para o risco de doenças em razão do contato com a água contaminada. A enfermidade que mais causa preocupação é a leptospirose, que se dá pelo contato direto ou indireto com a urina de animais na pele, principalmente, se houver um arranhão ou ferimento. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta a população a procurar as unidades de saúde, as UPAs abertas, o Hospital Nossa Senhora das Graças ou um dos hospitais de campanha instalados no município.
O contágio pode ocorrer a partir da pele com lesões ou mesmo em pele íntegra se imersa por longos períodos em água contaminada, além de mucosas. O período para o surgimento dos sintomas costuma ocorrer entre sete e 14 dias após contato com as águas de enchente ou esgoto.
Os principais sintomas da leptospirose são: febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na panturrilha) e calafrios. A doença pode apresentar letalidade de até 40% nos casos graves.
A leptospirose é uma doença que tem cura, com tratamento e diagnóstico oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O tratamento (antibioticoterapia) está indicado em qualquer período da enfermidade. Sua eficácia tende a ser maior na primeira semana do início dos sintomas. Sempre com avaliação de um profissional de saúde, são utilizados Doxiciclina ou Amoxicilina na fase precoce.
Escritório de Comunicação