//
Prefeitura altera sistema para emissão de notas fiscais
Download Imagem Original
Foto: Amanda Furtado/ PMC
A Prefeitura está fazendo mudança significativa no sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas (NFSe), visando aprimorar os serviços oferecidos aos contribuintes. A transição para o Portal do ISS inicia no dia 8 de março com o bloqueio ao atual mecanismo. A expectativa é que a migração dos dados e liberação para uso do novo programa ocorra até dia 11 de março.
O novo Portal do ISS está sendo implantado pela Infisc Inteligência em Tecnologia, vencedora da licitação. O grande diferencial é o atendimento 24 horas por dia, de segunda a segunda. As dúvidas de uso do sistema são esclarecidas diretamente pela empresa, por e-mail, telefone, whatsapp e chat. Com essa mudança, a equipe técnica da Fazenda passará a dedicar-se exclusivamente ao atendimento de dúvidas relativas à legislação.“O novo sistema vem ao encontro do que se espera de uma administração tributária moderna, oferecendo facilidades aos contribuintes para que cumpram suas obrigações. Além disso, logramos êxito em concluir o compromisso firmado com o Ministério Público, de promover a tão necessária licitação de um novo sistema emissor de notas fiscais eletrônicas em Canoas, conferindo mais transparência e segurança jurídica à relação contratual envolvida”, ressalta o secretário da Fazenda, Luis Davi Vicensi.
Benefícios
O Portal do ISS, que utiliza tecnologia mais avançada, apresenta diversas melhorias. Permite uso por aplicativo móvel, tem integração com o Simples Nacional para, automaticamente, coletar as alíquotas aplicáveis a cada contribuinte e as declarações de livros fiscais. Possui, ainda, conexão com o portal Gov.br facilitando o login, cria adesão automática para novos contribuintes, permite carta de correção eletrônica e a emissão retroativa de notas de autorregularização.
Para os contadores, ainda há outro benefício: poderão agendar o recebimento automático dos arquivos XML de seus clientes para escrituração e contabilidade, simplificando suas operações diárias.
Com essas mudanças, a Prefeitura contará com dados integrados de outros sistemas, principalmente oriundos do Simples Nacional, garantindo a integridade dos dados cadastrais e fornecendo informações mais qualificadas para a auditoria fiscal.
Texto: Graziele Albuquerque
Edição: Sibeli Fagundes