//
Prefeitura apresenta a grupo de moradores ações para recuperar a cidade
Download Imagem Original
Foto: Fábio Radke
Uma comissão de moradores foi recebida pelo chefe do Gabinete do Prefeito, Celso Pitol, ao lado dos secretários do Escritório de Resiliência Climática e Defesa Civil (Eclima), José Fortunati, e de Relações Institucionais da Prefeitura de Canoas, Mário Cardoso. Os participantes representaram as comunidades dos bairros Mathias Velho, Rio Branco, Niterói, Cinco Colônias e Loteamento Prata.
À frente do Eclima e do Gabinete de crise, o secretário Fortunati conduziu os trabalhos e descreveu os esforços para a retirada das águas acumulados em bairros do lado Oeste. “No momento temos 14 grandes bombas em operação, inclusive da Sabesp. Ainda outras bombas mais potentes, usadas em minas e áreas com lodo, estão chegando na próxima semana da Argentina. No total, Canoas deve chegar a, aproximadamente, 40 bombas”, destacou.
O encontro no Paço buscou responder aos questionamentos e as dúvidas e, ao mesmo tempo, apontar os esforços da Prefeitura diante da maior catástrofe natural que assolou Canoas e o Rio Grande do Sul. Os serviços prestados pelos abrigos municipais, a preocupação com a saúde pública após a enchente, ações e protocolos adotados pela Prefeitura, assim como medidas para escoar toda a água acumulada estiverem em pauta.
Os representantes dos moradores questionaram prazos, esclareceram dúvidas sobre o funcionamento dos abrigos, a distribuição de mantimentos e preocupações com a saúde pública.
Desde o início do evento climático extremo, as secretarias estiveram engajadas com corporações, forças de segurança, sociedade civil e voluntários, sempre para solucionar e mitigar os transtornos ocasionados pela intensidade da força das águas.
Encontro com entidades
Fortunati ressaltou que o Poder Público reuniu-se com representantes de entidades da sociedade civil para apresentar as medidas de enfrentamento aos danos, na quinta-feira (23). Mais de 50 representantes participaram do encontro, na sede da Câmara de Indústria e Comércio (CICS).
Escritório de Comunicação