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Prefeitura cobra mais agilidade da RGE e apresenta ao governador medidas para melhorias no atendimento da concessionária
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Foto: Renan Caumo
Canoas apresentou ao governador do Estado, Eduardo Leite, seis propostas para melhorias no atendimento da RGE no município. A entrega do documento aconteceu nesta quarta-feira (24), durante reunião no Palácio Piratini.
O prefeito Nedy de Vargas Marques, relata que Canoas foi fortemente impactada pela demora no restabelecimento de energia, tanto para população quanto para a normalização de serviços básicos essenciais. “A realidade das mudanças climáticas exige de nós uma resposta ágil e eficaz. Por isso, apresentamos medidas concretas para que as concessionárias possam assegurar um atendimento mais eficiente”, frisou. “Precisamos, também, simplificar os processos de ressarcimento financeiro da população afetada. Os canoenses merecem um sistema que não somente reconheça suas perdas de maneira justa, mas que também facilite essas compensações com o mínimo de burocracia possível’, ressaltou Nedy.
De acordo com a RGE, 180 mil residências ficaram sem energia elétrica na noite do temporal, no último dia 16 de janeiro. O restabelecimento completo só ocorreu no dia 23, prejudicando também o abastecimento de água. O superintendente de Inovação da Prefeitura de Canoas, Anderson de Fraga Pereira, presente na reunião, relata que o município, ao apresentar as medidas propositivas ao governador, atua ainda em ações de contingência para prevenção em novos eventos climáticos.
Confira as seis medidas apresentadas:
Protocolos diferenciados, com melhoria no tempo de reestabelecimento de energia à população e serviços básicos essenciais (casas de bomba, abastecimento de água, hospitais e unidades de saúde.
Melhoria nos canais institucionais de relacionamento com os poderes executivos, legislativo e com o corpo de bombeiros
Ações articuladas e integradas com o poder público local, com a participação efetiva junto aos gabinetes de crise e de defesa civil municipais.
Transparência na apresentação de dados e boletins, nos registros de falta de energia e previsão de restabelecimento.
Ampliação de fiscalização das agências reguladoras, tanto em nível estadual quanto em nacional.
Melhoria na política de ressarcimento aos danos causados aos usuários do serviço de energia elétrica, tornando os processos menos burocráticos e mais efetivos e rápidos para os casos de emergência ou calamidade.
A reunião também contou com a participação do diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa Neto, da presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Luciana Carvalho e dos diretores-presidentes da RGE, Marco Antônio de Abreu entre outras autoridades.
Segundo Feitosa, todos pontos de energia elétrica já foram reestabelecidos no Estado, em decorrência ao temporal. “As concessionárias estão atendendo os casos pontuais que surgiram no decorrer do vendaval”. Em Canoas, os consumidores podem contatar a RGE através do whatsapp pelo (51) 51 9955-0002, descrever o ocorrido para que uma equipe seja deslocada até a localidade.
A presidente da Agergs, destacou que os casos estão sendo apurados e que as concessionárias de energia elétrica serão possivelmente multadas, se constar falha nos canais de atendimento e de resolutividade.
O governador anunciou que medidas preventivas serão tomadas. “Vamos unificar as forças para seguirmos apoiando as prefeituras. Ações preventivas como de podas de árvores de grande porte serão traçadas nas cidades. Assim como as notificações às concessionárias que não cumprirem os serviços de religação em tempo ágil”, declarou Leite.
Texto: Dayane Mascitti
Edição: Sibele Fagundes