Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/12/21-12-viaduto-metrovel-arvores-alisson-moura-5.jpg

Prefeitura dá ordem de início de serviço para o Plano Municipal de Arborização Urbana

Download Imagem Original

Foto: Alisson Moura

Nesta segunda-feira (15), a Prefeitura de Canoas assinou a ordem de início de serviço para o Plano Municipal de Arborização Urbana. A empresa contratada deverá realizar um diagnóstico completo, com o mapeamento georreferenciado de todas as árvores da cidade e a identificação das intervenções necessárias.

A iniciativa visa facilitar o planejamento, tanto a curto como a longo prazo, do processo de arborização do município. Com essa ferramenta, a administração municipal poderá saber o número de árvores que precisam ser podadas, as que deverão ser substituídas e quais os locais adequados para os novos plantios ordenados.

O projeto prevê a criação de diretrizes de plantio, que buscam evitar problemas futuros com espécies inadequadas nos espaços disponíveis, para que, desta forma, as intervenções de poda e corte sejam minimizadas no decorrer dos anos. Também está previsto o desenvolvimento de um mapa interativo, onde cada vez que for plantada uma árvore a informação será lançada neste mapa.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter, se trata de um projeto inovador e muito benéfico para o município. “Agora, vamos ter uma gestão mais qualificada do plantio das árvores nas ruas, praças e parques da cidade. É uma iniciativa fundamental para o futuro urbanístico e paisagístico da cidade”, destacou.

Escritório de Comunicação PMC