Das 218 ações definidas como prioritárias para os sete primeiros meses de governo, a Prefeitura de Canoas tirou do papel 161, o que representa 73,85% das metas alcançadas. Outras 42 medidas, que significam 19,27%, superaram os 50% de implementação. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (15) pela secretária adjunta de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Pollyana Perinazzo.
Entre os projetos concluídos, estão a inauguração do Ambulatório Pós-Covid, a operação do Programa Juro Zero, a execução do Programa Auxílio Emergencial Canoense e o convênio para a PPP de modernização da iluminação pública. Também foram executadas a revitalização de 50 praças e parques, a entrega da Cesta Escolar para seis mil alunos e o lançamento do Projeto de Policiamento Comunitário com foco no cidadão e no comércio, entre outras ações.
Segundo Pollyana, o Sistema de Gerenciamento de Metas faz parte de um modelo inovador de gestão pública implantado pelo prefeito Jairo Jorge na sua última gestão e retomado desde janeiro de 2021, com o objetivo de dar mais eficiência ao serviço público. “Essa rede de governança é referência no país e prioriza as principais demandas da população. O nosso foco é construir uma gestão mais eficiente na aplicação de recursos, mais ágil e menos burocrática, para que consigamos entregar serviços de qualidade aos canoenses”, destacou a secretária, que coordena o monitoramento de Metas, Obras e Serviços Continuados da Prefeitura.
Nos 100 primeiros dias de gestão, a Prefeitura de Canoas já tinha obtido um alto índice de ações executadas. Das 55 metas definidas, 39 foram cumpridas, o que representou 70,91% de projetos entregues aos canoenses.
“Nós temos toda uma equipe preparada, com secretários, diretores e gerentes de programas, acompanhando e monitorando todas as estruturas da Prefeitura para que tudo o que foi pactuado com os canoenses seja cumprido durante os quatro anos. A orientação do prefeito Jairo Jorge é resolver os problemas da cidade”, ressaltou a secretária.
Metas para os próximos sete meses
A Prefeitura de Canoas já trabalha para definir os projetos prioritários para o 2º Ciclo de Metas, que vai compreender os próximos sete meses. Entre as ações a serem executadas, estão a reforma da UPA Niterói, a inauguração dos postos de saúde Mathias Velho e Santa Isabel e a licitação para construção de três escolas de Ensino Fundamental (EMEFs): Assis Brasil, Ildo Meneghetti e Ministro Rubem Carlos Ludwig.