//
Prefeitura de Canoas aposta em podcast para alcançar novos públicos
Download Imagem Original
Foto: RF Mídia e Podcast
O Escritório de Comunicação (Ecom) da Prefeitura de Canoas lançou, em novembro, o podcast aTuaCanoas. Utilizando o YouTube como plataforma, o programa traz bate-papos com secretários municipais e convidados a fim de atingir os cidadãos em mais um meio de comunicação.
Secretária adjunta de Comunicação, a jornalista Larissa Schreiber explica que a iniciativa surgiu da percepção de que o canal da Prefeitura no YouTube não vinha sendo aproveitado em seu pleno potencial. “Nós temos um mapeamento de quem consome cada rede social, quem consome cada veículo. E o YouTube conversa com uma população que a gente não atinge no Instagram, Facebook e afins. Ele é uma rede social extremamente poderosa, uma das mais utilizadas no Brasil”, afirma.
Além de alcançar um novo público, o YouTube permite aumentar o tempo de exposição do entrevistado. “No podcast, conseguimos explicar para a população, de forma completa, aquilo que a gente não consegue explicar de outras formas”, diz a secretária. Ela destaca que o compromisso desta gestão do Ecom é a comunicação pública. “A vida das pessoas acontece nas cidades, então a gente tem que informar o canoense sobre as coisas que acontecem na cidade dele, que muitas vezes ele não sabe”, completa.
Foco no que o canoense quer saber
Patrícia Augsten, secretária-chefe do Ecom, salienta que o novo produto tem a contribuição direta dos canoenses. “Os cidadãos mandam seus questionamentos nas redes sociais e no WhatsApp da Prefeitura, ferramenta implementada em maio de 2023. O diálogo com o canoense nos permite compreender quais são os assuntos que mais geram dúvidas, e isso vira a base da nossa produção”, destaca.
Ainda conforme a secretária, o formato podcast permite aprofundar questões que preocupam as pessoas, “como as mudanças climáticas e o impacto que elas têm e terão em Canoas”. O primeiro episódio do aTuaCanoas conta com a participação do secretário de Resiliência Climática de Canoas, Aristeu Ismailow, e da meteorologista da MetSul Meteorologia, Estael Sias. Os próximos episódios devem ser lançados mensalmente, e a secretária Larissa adianta que a primeira temporada prevê mais quatro bate-papos.
Texto: Bettina Gehm
Edição: Carina Jung