Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/11/23_11_ASSINATURA_DO_TERMO_DE_PARCERIA_COM_A_JÚNIOR_ACHIEVEMENT_Guilherme_Pereira-1.jpg

Prefeitura de Canoas assina termo de Cooperação com Associação Junior Achievement do RS

Download Imagem Original

Foto: Guilherme Pereira

Na última terça-feira (23), a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, assinou o Termo de Cooperação com a Associação Junior Achievement do Rio Grande do Sul. A parceria compreende a disponibilização gratuita de programas voltados à educação empreendedora, educação financeira e preparação de jovens para o mercado de trabalho, para estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos das escolas municipais.

Inicialmente, um Projeto-Piloto está sendo realizado para alunos do 9º ano em quatro escolas da rede municipal, a saber: EMEF Santos Dumont, EMEF Carlos Drummond de Andrade, EMEF Max Adolfo Oderich e EMEF Cel. Pinto Bandeira, e para os alunos da EJA, nas EMEFs Monteiro Lobato e Professor Thiago Würth. A “Imersão Empreendedora nas EMEFs” envolve a aplicação de workshops, com entrega de certificação pela Associação Junior Achievement do RS.

Para os estudantes do Ensino Fundamental, os workshops de Imersão Empreendedora estão ocorrendo de forma presencial, no contraturno, durante três dias de Imersão. Nesse período, as escolas oferecem almoço para que os alunos não precisem ir para a casa e retornar, podendo permanecer em tempo integral na instituição. Para os estudantes da EJA, a aplicação está acontecendo concomitante ao período de aula e de forma online.

O representante da Associação no Estado, Rafael Figueira Severo – Presidente do Conselho Diretor, reitera a importância da qualificação para a educação. “Estamos falando de uma educação que tem um efeito angular. Às vezes, vamos ver o resultado mais lá na frente, mas tem resultado. Estamos muito felizes de poder estar próximo do poder público, era um desejo nosso e encontramos nesta gestão pessoas que nos acolheram, abraçaram a causa e que utilizam os nossos fundamentos”, destacou.

A diretora de Gestão, Inovação e Formação, Cláudia Gewehr Pinheiro, lembra que a ideia é incentivar os alunos a participarem das atividades para que, no próximo ano, a parceria possa vir a agregar um número maior de estudantes. “Começamos agora, mas com certeza vamos ter uma parceria bem bonita pela frente. No próximo ano, será fundamental pensar a atitude empreendedora como uma habilidade fundamental para os estudantes e que eles consigam se enxergar nesse lugar, propondo ações empreendedoras na sua vida pessoal, como profissional. Os cursos profissionalizantes para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental são uma das nossas metas de governo”.

A secretária adjunta pedagógica da Educação, Cinara Portela de Souza, realizou a assinatura do contrato, representando a secretária Sônia da Rosa, que estava em agenda externa. “Quero agradecer o olhar para a cidade de Canoas, por nos dar essa oportunidade de fazer parte deste brilhante projeto. Nossos jovens estão vindo de uma pandemia tão desmotivados, desestruturados, e o projeto traz um novo olhar para esses estudantes. As escolas estão mobilizadas para oferecer oportunidades”, lembrou.

Na Secretaria Municipal de Educação, a organização, acompanhamento e assessoramento desse Projeto-Piloto de 2021 está sendo realizado pela professora Janaina Cé Rossoni, da Diretoria de Gestão, Inovação e Formação (DGIF) e pela professora Sandra Frozza, gestora da Unidade de Educação de Jovens e Adultos (UEJA). Na Associação JARS, a diretora executiva, Aline de Antoni Moreira Néglia, juntamente com os multiplicadores desenvolvem a tutoria das atividades.

Escritório de Comunicação PMC