A Prefeitura de Canoas alcançou, nesta sexta-feira (3), a marca de 2,5 mil animais castrados desde janeiro de 2021. A medida busca evitar os casos de maus-tratos e abandono na cidade, agravados pelo crescimento desproporcional da população de cães e gatos. As cirurgias são gratuitas e destinadas a animais de rua, comunitários e de famílias de baixa renda, mediante participação nos projetos existentes.
De acordo com o secretário extraordinário dos Direitos dos Animais (SEDA), Gabriel Gonçalves, o descontrole populacional é um problema social, que precisa ser enfrentado através das castrações. “A nossa missão maior é evitar qualquer tipo de maus-tratos aos animais, porque é uma situação que se agrava, ainda mais, com a reprodução descontrolada. Por isso, criamos o Programa Municipal de Esterilizações, que prevê a oferta do serviço de forma gratuita e continuada”, destacou.
As cirurgias são realizadas na sede da SEDA, na Avenida Boqueirão, 1.986, no Bairro Igara, mediante agendamento. Segundo a SEDA, a castração só oferece benefícios, pois evita o surgimento de câncer e outras doenças, além de ser um procedimento que não causa sofrimento aos animais, inclusive no pós-operatório, devido a um protocolo anestésico moderno.
Conheça os projetos de castração oferecidos pela Prefeitura:
Castração tá On
Para este projeto, as inscrições são abertas a cada três meses, no site da Prefeitura. A próxima edição será em janeiro. A iniciativa beneficia caninos e felinos de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda de até 3 salários-mínimos, que residem em Canoas.
Protetor Legal
Projeto destinado para castrações de animais de rua, que estejam sob cuidados de protetores cadastrados pela SEDA. O cadastro é realizado anualmente, e os credenciados também ganham atendimento veterinário para os animais que resgatam.
Prefeitura Castra
Vagas disponibilizadas para quem agendar atendimento durante o projeto Prefeitura na Rua, realizado aos sábados em um bairro diferente por semana. A iniciativa beneficia caninos e felinos de famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e com renda de até 3 salários-mínimos, que residem em Canoas.
Bem-Estar Animal
Vagas destinadas a animais vítimas de maus-tratos, comunitários, que estejam sob os cuidados de pessoas em situação de rua ou por pessoas com transtorno de acumulação de animais. O projeto beneficia os casos mapeados pela SEDA.