Atenta às manifestações dos usuários do transporte coletivo, a partir do conjunto de mudanças anunciado no dia 7 de março, uma comissão técnica da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade visitou a empresa Sogal para cobrar maior efetividade nos serviços prestados. Viagens perdidas e falta de atendimento no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) foram pontos destacados pela Prefeitura de Canoas que precisam ser revistos pela empresa prestadora do serviço no município. O encontro foi realizado nos dias 11 e 14 de março, na sede da empresa, e deve contar com reuniões semanais todas as segundas-feiras.
Conforme levantamento da diretoria de Transportes e Mobilidade, no dia 7 de março, a fiscalização da Prefeitura constatou um índice de viagens perdidas de, aproximadamente 5% do total de viagens programadas para serem realizadas diariamente. A Prefeitura multou a Sogal e cobra providências para que respeitem o índice máximo de 2% de viagens perdidas por dia. Na última semana, foi registrada a circulação de, aproximadamente 45 mil usuários diários nos ônibus municipais. Esse quantitativo é reflexo de um acréscimo de cerca de 10 mil usuários comparado ao mês de fevereiro.
“A vida está voltando ao normal. A gente precisa de uma resposta da principal empresa prestadora do serviço de transporte público na cidade”, salienta o secretário municipal de Transportes e Mobilidade, Marcos Daniel. O diretor da Sogal, Marlon Casagrande e o supervisor de Planejamento, Ciomar Silveira, acolheram as sinalizações da Prefeitura acerca dos pontos que foram elencados e precisam ser melhorados. “Vamos revisar o nosso serviço de SAC para dar uma resposta mais efetiva para a população”, comprometeu-se Casagrande.
Canoas tem, atualmente, 105 ônibus em circulação, sendo 90 convencionais e 15 seletivos, que são administrados pela empresa Sogal.
Veja as mudanças que foram anunciadas a partir do dia 7 de março:
* Usuários do transporte público de Canoas podem contar com oito novas linhas de ônibus, a maioria variações de rotas já existentes;
* Frota atual de ônibus convencional da Sogal, com 70 veículos, passou para 90. Esse acréscimo representa um incremento de 28,57% nos ônibus;
* Além disso, duas linhas, a CENTRO X S.SEPE X MATHIAS e CENTRO X SHOPP X L2 X L3 X L1, tiveram o horário ampliado em uma hora, passando o término das 23h05 para 0h05;
* Estas melhorias fazem parte da contrapartida da empresa Sogal, acordada através do Plano de Recuperação do Transporte Público desde setembro de 2021;
* Informações sobre os horários no site da Sogal: www.sogal.com.br
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