Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/03/Reinaldo-Chara?o.jpg

Prefeitura de Canoas contempla 76 projetos esportivos com auxílio financeiro

São 17 modalidades incentivadas com um valor total de R$ 200 mil
Download Imagem Original

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Canoas, por intermédio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), divulgou nesta segunda-feira (19) a lista dos contemplados na seleção de projetos esportivos para participação em competições oficiais, nacionais e internacionais a serem realizadas no primeiro semestre de 2018.

O auxílio, no valor total de R$ 200 mil, contempla 30 atletas e sete entidades esportivas, totalizando 76 projetos, em 17 modalidades como, por exemplo, judô, jiu jitsu, skate velocidade, bocha, pesca, hóquei, automobilismo, entre outros. Além disso, é a primeira vez que o edital municipal contempla modalidades paralímpicas como goalball, basquete, tiro, futebol de 5  e tiro com arco paralímpico.

Segundo a secretária adjunta de Esporte e Lazer de Canoas, Bárbara Marconato, o grande diferencial deste edital é a ampliação de modalidades: “o auxílio financeiro aos atletas e entidades esportivas do município de Canoas contemplou, no último edital, em 2016, apenas seis modalidades. Neste ano, conseguimos ampliar para 17, pois simplificamos e deixamos o edital mais acessível”.

Bárbara ainda ressalta que todos os projetos que estavam com prazo e documentação dentro das regras foram contemplados com o valor solicitado pelo atleta ou entidade. Os projetos indeferidos apresentaram problemas com documentação ou prazos. “Além dos gastos com inscrição, transporte e alimentação, os interessados ainda poderiam solicitar um valor para a compra de materiais esportivos”, acrescenta. O próximo passo da SMEL é entrar em contato com os atletas e entidades para a assinatura da documentação.

Um dos beneficiados pelo auxílio, o paratleta de tiro com arco, Reinaldo Charão, afirma que o sonho de participar de uma competição nacional não seria possível sem o investimento da Prefeitura. “Sem o auxílio, eu não teria condições de participar de uma competição nacional. Ser contemplado com o meu projeto é um incentivo para continuar treinando, participando de competições e, principalmente, estimular outros paratletas a praticar o tiro com arco”, ressalta.

Reinaldo iniciou o curso de arqueiro em 2017 e será o único representante gaúcho da modalidade no XII Para Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, em Brasília, no mês de maio. O paratleta ainda reitera que a participação em competições oficiais é de suma importância para divulgar o esporte em Canoas. “Estamos pensando em fazer uma associação de atletas de tiro com arco para democratizar o esporte. A nossa ideia é utilizar espaços públicos como o Centro Olímpico e os parques Getúlio Vargas e o Eduardo Gomes para a prática da modalidade. E é por isso que o auxílio da Prefeitura é tão importante, porque, além de possibilitar a participação na competição, ainda consigo divulgar a prática esportiva paralímpica na cidade”, completa.
 

Assessoria de Comunicação