Um mergulho no universo de histórias e brincadeiras. Com muitas cores, formas, números, letras e o uso de elementos lúdicos, educativos e interativos, a Prefeitura de Canoas realizou a entrega da Rua Brincante na tarde desta terça-feira (29). A Rua Ernesto Che Guevara, no Bairro Guajuviras, foi, totalmente, adaptada com paisagismo e preparada, pinturas, desenhos e outros recursos para resgate do brincar ao ar livre. A partir de agora, as crianças contam um novo espaço de lazer e recreação. Toda uma narrativa de histórias do universo infantil pode ser identificada no local. A ideia é que possam se sentir cada vez mais identificadas e pertencentes daquele espaço. Além disso, aconteceu uma Plenarinha, paralelamente, que escutou sugestões para o município de um grupo de crianças na Escola Municipal de Educação Infantil Anísio Teixeira, também no Bairro Guajuviras.
A Rua Brincante e a Plenarinha, que se propõe a escutar os pequenos para a construção de uma cidade melhor, fazem parte das ações implementadas desde julho do ano passado, quando a Prefeitura de Canoas foi selecionada, junto com outros 23 municípios de todo o país, e aderiu à proposta da Urban 95, fundação holandesa que desenvolve e compartilha experiências positivas para o pleno desenvolvimento da primeira infância. Desde então, a Administração Municipal assumiu esse compromisso de promover a inclusão da criança na cidade e oferecer condições adequadas para mobilidade urbana e a oferta de equipamentos públicos que atendam a necessidade específica da primeira infância.
Quem chegar na Rua Brincante vai encontrar um pórtico que remete ao lápis de cor. Também poderá perceber as brincadeiras desenhadas no chão, que ensinam a metamorfose dos animais, como sapos e borboletas, o jogo da velha, amarelinha, labirinto e o ABC, por exemplo. As pinturas no muro da via imitam uma minicidade, onde os pequenos podem completar o desenho, pintar, simular que são parte do desenho, de forma interativa. Os bancos em altura menor permitem que as crianças tenha autonomia ao sentar e são especialmente desenvolvidos para elas, pois são animados, com rostos de meninos e meninas, estimulando a diversidade cultural.
O paisagismo nas calçadas, com árvores frutíferas identificadas, estimulam a interação com o meio ambiente. O palco também em formato de minicidade permite que eventos culturais e apresentações voltadas à primeira infância. “As travessias de pedestres são lúdicas, em formato de lápis e foguetes, para que de forma divertida a educação no trânsito também seja estimulada. Importante lembrar que a Rua é para ser utilizada a qualquer tempo já que não será permitido estacionar”, destaca a arquiteta e urbanista, Jeruza Mattos, que atua no Escritório de Projetos da Prefeitura de Canoas. Ela ainda complementa: “Estamos desenvolvendo projetos com interações positivas, contato com a natureza nos espaços urbanos, proximidade entre serviços e mudanças duradouras nos cenários, que moldam os primeiros anos da vida de nossos cidadãos”.
A secretária do Escritório de Projetos, Joceane Gasparetto frisou que a Prefeitura assumiu um compromisso de planear a cidade a partir da perspectiva da primeira infância. “Nos últimos dias, fizemos uma força tarefa, entre secretarias, para conseguir iniciar com vigor esse projeto coordenado pela primeira-dama Thais Pena. É um projeto de governo onde todos assumem a tarefa de adaptar as políticas públicas e equipamentos públicos para a primeira infância”.
O prefeito de Canoas, Jairo Jorge comentou do entusiasmo em pensar a cidade com atenção para a primeira infância. “É necessário pensarmos em ações concretas e mudanças urbanísticas necessárias. Essa é a primeira Rua Brincante. Queremos avançar e ouvir cada vez mais as crianças, que são o futuro e a esperança. É fundamental dar voz a elas”, pontuou. Ele ainda aproveitou para citar a educação é o que muda efetivamente uma sociedade em lembrança ao educador Paulo Freire.
Plenarinha: crianças sugeriram propostas para a cidade
Inclusão para os pequenos
Com o apoio técnico e coordenação da Urban, o Comitê pela Primeira Infância, instituído através do Decreto 330/2021, de forma multidisciplinar, que envolve todas as secretarias municipais, está realizando um diagnóstico e levantamento de dados da realidade do município, para elaboração do plano de ação de projetos específicos em diferentes Bairros, e elaboração do Plano Municipal Pela Primeira Infância, para uma cidade mais qualificada e inclusiva para os pequenos.