Desde a noite da última segunda-feira (15), quando o evento meteorológico chamado microexplosão atingiu a cidade, a Prefeitura de Canoas montou uma força-tarefa para minimizar os efeitos do forte vento que destelhou casas e causou diversos transtornos para os canoenses.
Ao longo da segunda e terça-feira, cerca de 2 mil famílias foram atendidas com lonas para um reparo paliativo. Já nesta quarta-feira (16), a Defesa Civil deu início à entrega de telhas, para que as famílias iniciem a reconstrução das áreas atingidas.
Os canoenses que precisavam de telhas puderam procurar um das 5 subprefeituras para realizar o cadastro e, em seguida, uma das equipes das secretarias municipais se deslocava até o local indicado para fazer uma vistoria junto com um fiscal da Secretaria De Desenvolvimento Urbano e Habitação para entregar apenas a quantidade de telhas realmente necessária.
Somente na tarde desta quarta-feira, 533 pessoas buscaram uma das subprefeituras da cidade para pedir ajuda, ultrapassando mais de 9 mil telhas a serem distribuídas. Em uma das subprefeituras com maior demanda, na Região Nordeste, que atende os bairros mais atingidos pelo temporal, a fila se formou logo nas primeiras horas da tarde.
O secretário adjunto da Defesa Civil, Igor de Sousa, destacou o trabalho incansável das equipes para atender aos chamados. “Nós estamos trabalhando sem parar para que, o mais rápido possível, todos consigam ser atendidos e possam voltar em segurança para suas casas”, enfatizou.
Em meio ao caos dos últimos dias, a moradora do bairro Guajuviras, Carla Cristiane Conceição, saiu de dentro da sala em que estava sendo atendida na subprefeitura com um sorriso largo de esperança. “Minha casa destelhou inteira. Caiu o muro. Eu preciso sair para trabalhar e, infelizmente, deixo tudo aberto. Peço para alguém ficar reparando pra mim. Preciso de cerca de 60 telhas, voou todo meu telhado embora. Mas não quis abusar, o que eles puderem deixar já vai me ajudar tanto”, falou emocionada.
Celeridade nas entregas
Trabalhando de forma transversal, todas as secretarias municipais estão engajadas em auxiliar a população que foi duramente prejudicada pelos fortes ventos.
Cerca de 2 horas depois de fazer o pedido na Subprefeitura Nordeste, a dona Vanir da Silveira, que trabalha com faxinas agendadas a cada 15 dias, estava recebendo as telhas na porta de casa.
“Que felicidade, eu só tenho a agradecer. Com a pandemia, as faxinas diminuíram e meus filhos que me sustentam. Eu não gosto nem de lembrar. Mas nós não teríamos condições de consertar nosso telhado agora. Eu estava sem saber o que fazer. Essa ajuda foi maravilhosa”, contou ela.
Ao longo de toda a tarde, caminhões carregados de telhas percorreram os endereços para realizar as entregas o mais rápido possível.
Doações são bem-vindas
Empresas e a comunidade em geral podem contribuir com a doação de lonas e telhas. A entrega deve ser feita na Capatazia da Prefeitura, na Avenida Santos Ferreira, 371, Estância Velha, das 7h30 às 17h30.
Em caso de necessidade e emergências, os canoenses podem ligar para a Defesa Civil do município através do 153.
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