Notícias

//
https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/Derli_Colomo_Jr_SMMA-Viveiro-Antes0003.jpg

Prefeitura de Canoas irá reformar viveiro de plantas do município

Objetivo é tornar o local atrativo para a comunidade e ser um espaço de educação ambiental
Download Imagem Original

Foto: Derli Colomo Jr.

A Prefeitura de Canoas inicia na próxima semana a reforma do viveiro de plantas, localizado junto ao Parque Municipal Getúlio Vargas (Capão do Corvo), com o objetivo de transformar o local em mais um atrativo para a comunidade e ser um espaço de educação ambiental. No viveiro, são cultivadas centenas de mudas de espécies frutíferas e nativas, como ipês, guajuviras, paineiras, ingás, cerejeiras, pitangueira, araçá, entre outras, que são plantadas em áreas públicas municipais ou doadas aos canoenses.

A obra contemplará a reforma da estrutura, elétrica, hidráulica, substituição da cobertura, instalação de um novo sistema de irrigação, demolição de estruturas auxiliares e construção de novas, tais como depósito e escritório. A previsão da entrega do novo viveiro é de 90 dias.

As plantas são oriundas das compensações vegetais, ou seja, são contrapartidas de construções de novos empreendimentos que derrubam vegetação no município e realizam a doação de mudas de espécies nativas para o viveiro, que são plantadas em diferentes locais de Canoas, a partir de um estudo de áreas específicas, de acordo com as características de cada espécie.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente (SMMA), Crístian Schultz, a estrutura atual não é a ideal para uma função tão importante como a do viveiro. “O local foi se deteriorando em função da ação do tempo. Por isso, vamos realizar essa reforma para que o espaço abrigue melhor as plantas, bem como seja um local de lazer para os canoenses e uma referência na educação ambiental para nossas crianças, ou seja, o viveiro deixará de ser um espaço de armazenagem para se tornar um local de aprendizagem”, destaca Schultz.

Os interessados em pegar uma muda de planta podem comparecer à Diretoria de Educação Ambiental, localizada na rua Lagunense, 52, bairro Nossa Senhora das Graças, para retirar uma autorização.

Assessoria de Comunicação